Nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, o governo federal publicou no Diário Oficial da União o decreto que altera o traçado da poligonal — abrangência — do Porto de Paranaguá. Até então, o Paraná era o único estado que ainda não havia atendido a determinação do artigo 15 da Lei dos Portos para fazer tal revisão.

As poligonais são uma representação em mapa, carta ou planta dos limites físicos da área do porto organizado, espaço geográfico onde a autoridade portuária detém o poder de administração do porto público. A mudança da poligonal é de fundamental importância para ampliar a capacidade portuária do Paraná, além de abrir portas para a atuação de empreendimentos privados, ampliando o setor, atraindo mais cargas para o estado e fortalecendo o Paraná como um importante polo portuário.

“A alteração da poligonal vai permitir o aproveitamento máximo do potencial do Paraná, proporcionando o crescimento de nossa economia como um todo”, afirma Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.

Só em Pontal do Paraná, calcula-se um investimento de R$ 8 bilhões com a instalação de uma empresa de exploração da camada pré-sal, uma usina termoelétrica e três terminais privados nas novas áreas que deixam de estar sob o controle da União. Apenas estes últimos três empreendimentos devem gerar mais de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de todo o estado.