A CRV Lagoa, empresa de inseminação artificial de Sertãozinho, inteior de São Paulo, confirmou a morte do touro Backup. Ele morreu, aos 15 anos, e era considerado o recordista imbatível de produção de sêmen no Brasil, com 1 milhão de doses vendidas. Ícone do nelore selecionado no país, Backup registra mais de 460 mil filhos nascidos.

Segundo a CRV Lagoa, o reprodutor famoso é proveniente do núcleo PO da seleção da Agro-Pecuária CFM, de São José do Rio Preto (SP). A CRV informa também que ele pertencia a um condomínio formado pela CRV Lagoa em conjunto com Ricardo de Castro Merola, João Roberto Françolin, Pedro Novis e Iporanga Agropecuária. Backup produzia sêmen desde 2002.

Backup foi o divisor de águas do nelore moderno, sendo referência nas características econômicas de produção com eficiência. Além de todos os recordes atingidos, ele é considerado como o grande avô materno da atualidade. Suas filhas são de elevada habilidade materna. Na crescente necessidade por fêmeas de reposição, a linhagem Backup é a fonte confiável para todos os rebanhos. Seu nome ficará gravado na história da pecuária nacional, afirma Ricardo Abreu, gerente da CRV Lagoa.

Eu fiz muitas reportagens com Backup para a revista Globo Rural. Realmente, o touro impressionava por seu porte e capacidade de transmitir seus atributos aos filhos. Ele, sem dúvida, foi um divisor de águas na saga do nelore forjado no Brasil.

Falei minutos atrás com o pessoal da CRV. Em outubro passado, a empresa promoveu uma venda promocional de doses de sêmen de Backup. Num piscar de olho, em um só dia daquele mês, foram comercializadas 80 mil doses. É recorde.

A CRV informa que Backup deixa 17 filhos e 7 netos em centrais de inseminação.