BELA MEGALE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A presidente Dilma Rousseff chegou na tarde desta sexta (12) em São Paulo para reunião com o ex-presidente Lula. Ela está no hotel Renaissance, local do encontro. A presidente deve passar a noite lá antes de seguir para o Rio de Janeiro neste sábado (13) para participar do dia nacional de mobilização contra o vírus da zika. Essa será a primeira vez que eles vão se reunir após virem à tona uma série de suspeitas contra Lula, alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público.

Segundo petistas e aliados, a reunião foi costurada durante a semana e tem como objetivo discutir a resistência do PT à reforma previdenciária, que deve ser apresentada pelo governo federal neste semestre, e as investigações da Polícia Federal em relação ao sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo petista. Na quarta-feira (4), o juiz federal Sergio Moro autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito específico para tratar da suposta relação do sítio de Atibaia com a empreiteira OAS e outras empresas e pessoas investigadas na Operação Lava Jato. O sítio, que está registrado em nome de dois sócios do filho mais velho do ex-presidente, já é investigado em inquérito sobre a empreiteira.

Agora, a PF quer abrir outra apuração sobre a suposta ligação de empresas com a propriedade rural. A informação consta de ofício enviado a Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato. Em despacho, Moro afirmou que não tem “óbice [objeção] à efetivação do desmembramento requerido pela PF”, desde que o Ministério Público Federal seja consultado e não se oponha. O último encontro entre Dilma e Lula foi no início de janeiro no Palácio da Alvorada, em Brasília.