EDUARDO GERAQUE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Sites anônimos na internet estão ajudando alunos que faltam muito nas aulas da rede estadual de ensino de São Paulo. Ou até mesmo aqueles que preferem usar um atalho em vez de aprender o conteúdo ensinado nas aulas pelos professores.

O número de páginas que publicam os cadernos dos professores, com as respostas de todos os exercícios que podem ser dados durante o ano letivo, está aumentando. O material publicado é organizado por séries, e traz tanto as do ensino fundamental quanto do ensino médio. Os cadernos, que servem de base para os professores prepararem suas aulas, podem ser baixados normalmente em qualquer máquina.

Todas as matérias costumam estar disponíveis. No caso das ciências exatas, como física e matemática, um simples “copia e cola” resolve a vida do aluno, o que pode não ocorrer em áreas mais interpretativas, como história. De acordo com a secretaria estadual da Educação, o Caderno do Aluno, onde estão os exercícios dos cadernos dos professores, é apenas um dos materiais de apoio. Por isso, sustenta a pasta, a publicação das respostas na internet não inviabiliza o processo de aprendizagem.

O professor, segundo os técnicos da secretaria, podem desconstruir uma resposta pronta para fazer com que o estudante aprenda o raciocínio para chegar ao resultado. Apesar de afirmar que a publicação das perguntas e respostas dos exercícios na íntegra não prejudica o processo pedagógico da rede estadual, a secretaria relata que está avaliando maneiras de retirar esse material do ar. De acordo com o governo estadual, será feito um pedido à Polícia Civil para investigar o caso. Alguns sites funcionavam no ano passado, mas atualizaram o conteúdo.