Militares e funcionários de prefeituras e governos estaduais participam neste sábado (13) de um mutirão para orientar a população sobre formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika. Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização ocorre em mais de 350 cidades do país e conta com 220 mil integrantes das Forças Armadas.

Ministros do governo Dilma Rouseff (PT) visitam municípios para acompanhar os trabalhos. Entre as medidas previstas está a distribuição de 4 milhões de panfletos com informações a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito. Em todo o Estado de São Paulo, 21,5 mil militares devem sair às ruas. Na capital paulista, a ação ocorrerá em estações do metrô, até as 15h30, e no entorno de cinco CEUs (Centros Educacionais Unificados).

O vice-presidente Michel Temer, foi recebido neste sábado no Quartel do Pinheirinho pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), a vice-prefeita Mirian Gonçalves, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto e o secretário municipal da Saúde, César Titton, entre outras autoridades. Ele veio a Curitiba para acompanhar o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. Evidentemente que essa movimentação é uma movimentação simbólica, porque também não adianta apenas que a União, estados e municípios se incorporem nesse trabalho. É preciso que o Brasil inteiro nele se incorpore. Portanto, é uma mobilização da sociedade brasileira, afirmou Temer.