SILVIA FRIAS
CAMPO GRANDE, MS (FOLHAPRESS) – O ministro do Esporte, George Hilton, disse, neste sábado (13), durante evento em Campo Grande, que a epidemia do vírus zika representa “risco zero para a Olimpíada”.
Hilton participa do Dia Nacional de Conscientização sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, em que vários ministros visitam capitais do país.
“Toda vez que a população se engaja em ações como essa, isso nos dá tranquilidade de que, ao chegar em agosto, teremos um quadro extremamente favorável e propício para a Olimpíada”. O ministro ressaltou que, em agosto, é “baixa a circulação do mosquito” e que, portanto, o risco de contágio diminui.
O ministro participou de uma panfletagem na praça Ary coelho, região central de Campo Grande e, em seguida, foi visitar casas no bairro Aero Rancho, com alta incidência do mosquito Aedes aegypti. Em janeiro, a cidade registrou 8.000 casos de dengue e cinco de zika.
Cerca de 2.000 militares foram mobilizados no Estado para participar da mobilização neste sábado.
O vírus zika dominou o noticiário olímpico nesta semana. Entre dúvidas e imprecisões sobre a extensão dos danos causados pela doença, diversas autoridades e atletas têm se manifestado sobre o problema. Alguns, como a nadadora espanhola Mireia Belmonte, cogitaram desistir de participar do megaevento.
Indagados, cartolas dos EUA e do Quênia também afirmaram que seus países poderiam abrir mão de vir ao Rio, mas foram imediatamente desmentidos publicamente.