Os eventos culturais que contam com o incentivo da Prefeitura Municipal de Curitiba movimentam o setor do Turismo em Curitiba ao criar novas opções de visitação e entretenimento na cidade. Estima-se que a presença de visitantes tem impacto em mais de 50 segmentos da economia. 

Com a Oficina de Música, o Pré-Carnaval e o Carnaval nos primeiros 40 dias do ano, a capital paranaense iniciou 2016 com ocupação hoteleira de mais de 60% dos leitos disponíveis, dez pontos percentuais acima da média histórica para o período. Os dados são do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB)

Outro indicativo positivo foi o aumento no número de visitantes em um dos principais pontos turísticos de Curitiba: a Torre Panorâmica, no bairro Mercês. Segundo dados do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), em janeiro de 2016, o local foi visitado por 18.138 pessoas — aumento de 102% em relação a 2015.

Além de atrair um público específico, a realização dos eventos culturais acaba sendo um diferencial para o turista que vem a cidade por outros motivos, mas que ‘ganha’ novas opções de lazer e entretenimento, afetando positivamente a sua experiência. Além disso, a realização dos eventos promove Curitiba como uma cidade cultural e dinâmica, com diversas opções de atrações para seus visitantes, afirma a diretora de turismo do CTur, Cristiane Santos.

Conforme levantamentos do Ctur, cada turista que chega a capital paranaense gasta por dia, em média, US$ 106, aproximadamente R$ 420 e permanece na cidade por quatro dias. Estima-se que o turismo tenha movimentado em Curitiba, no ano passado, algo em torno de R$ 6 bilhões.

Curitiba está no caminho certo ao valorizar iniciativas como a Oficina de Música e a programação pré e durante o Carnaval, respeitando a diversidade cultural e criando sua própria identidade. Os resultados que observamos são os primeiros reflexos desse processo e, quando se gera fluxo turístico, toda a cadeia de serviços e comércio é movimentada”, comentou a diretora do CCVB, Tatiana Turra.

Os turistas vêm para conhecer a cidade e interferem positivamente na economia, seja com a alimentação, hospedando-se em hotéis, visitando lugares ou apenas comprando souvenirs. Todo investimento realizado para promoção e atração de turistas para Curitiba retorna através de arrecadação ao município, explica Cristiane Santos.

Atualmente Curitiba é o 4º lugar entre os 65 destinos turísticos indutores do País e, durante o último grande feriado de 2015, em outubro, foi o município que ficou com o segundo lugar na procura como destino, contabilizadas as vendas de passagens aéreas.