Um estudante do curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais, hackeou o servidor interno da instituição para alterar os dados acadêmicos dele e de um colega. O caso aconteceu em 2014, mas o inquérito disciplinar aberto pela universidade só foi concluído em novembro de 2015.  Segundo as informações da pró-reitoria da Graduação, o estudante não foi punido porque desistiu da graduação. Já o colega dele, levou uma advertência. A identidade dos alunos não foi revelada.

Na ação, o aluno que invadiu o sistema alterou as anotações de faltas dos dois alunos, não houve mudança nas notas. Como o sistema de segurança monitorou a invasão e identificou os estudantes, eles não chegaram a se beneficiar. Essa, segundo a instituição, foi a primeira vez que o sistema foi violado para haver a alteração de dados acadêmicos dos alunos. Embora, o site seja alvo de tentativas de invasão, essa foi a única vez que os invasores tiveram sucesso. 

O regimento interno da universidade prevê punição para atos contra a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio moral, científico, cultural e material; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, que pode ser advertência, repreensão, suspensão ou exclusão. As punições aplicadas a discentes não constam no histórico escolar.