O dia de ontem foi especial para muitos curitibanos, que neste ano não tiveram de adiantar ou adiar a festa de aniversário. Entre essas pessoas está a jornalista Thaissa Martiniuk, de 32 anos, que teve a oportunidade, pela oitava vez em sua vida, de comemorar o aniversário no dia em que realmente nasceu — 29 de fevereiro, data que só se repete a cada quatro anos, nos chamados anos bissextos.

Para comemorar a data especial, Thaissa, que foi registrada com data de 1º de março (até 1992 os cartórios automaticamente registravam como se tivesse nascido no dia 28 de fevereiro ou 1º de março quem nascia no dia 29), promete fazer muita festa com os amigos e familiares. As festividades, inclusive, começaram no último sábado.
Sempre faço dois, três dias de comemorações. Comecei a comemorar no sábado, quando saí com algumas amigas. Hoje (ontem) a festa é com os familiares. Faço bolo em casa, minha mãe vai pegar alguns docinhos. Amanhã (hoje) também vou fazer alguma coisa em algum bar, estou comemorando sempre dia 29 e dia 1º também. Além disso, talvez faça algo no próximo final de semana. Não pode passar em branco, afirma.
Como neste ano o dia 29 acabou caindo numa segunda-feira, ela conta que não preparou nada de especial como em anos anteriores. A vantagem (de fazer aniversário em 29 de fevereiro) é comemorar por vários dias, fazer uma festa diferente. Já a desvantagem é ter de envelhecer como os outros. Seria bom se fosse só de quatro em quatro anos, aproveitar duas vezes a infância. Mas quem sabe quando eu tiver 60 anos faço a festa de 15 anos que nunca tive, brinca.
Era para eu ter nascido dia 1º de março de cesárea, mas acabei me adiantando e nasci dia 29. Eu gostei. Não teria data melhor para nascer. Muita gente não acredita, mas pode até ter sido uma escolha divina. Para mim, é muito mais especial, complementa.

Por que um dia a mais em fevereiro deste ano?
Cada ano civil tem 365 dias. Mas esse não é o tempo exato que a Terra demora para completar uma volta em torno do sol. Por isso, um ano dura, na verdade, o equivalente a 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,5 segundos. Portanto, para manter o padrão na duração dos anos, optou-se por compensar as horas excedentes acrescentando um dia no calendário a cada quatro anos, o que caracteriza o ano bissexto (366 dias). Mas afinal, por que esse dia a mai é justamente o 29 de fevereiro?
A culpa é dos romanos. É que sob o domínio de Júlio César, astrônomos receberam a tarefa de melhorar o calendário, que até então tinha 355 dias por ano com um mês extra de 22 dias a cada dois anos. Com isso, surgiu o calendário juliano, com 365,25 dias de duração o ano. Para efetuar a correção necessária na época, o ano de 46 a.C. teve uma duração de 445 dias.
O estadista então ganhou um mês para si — julho —, que tinha 31 dias. Ao se tornar o primeiro imperador do recém-estabelecido Império Romano, Augusto exigiu a mesma honraria. Com isso, fevereiro, que tinha 29 dias (30 nos anos bissextos) passou a ter 28 dias, enquanto agosto ficou com 31, assim como julho.