Uma loja de sapatos à disposição. Esse é o sonho de algumas mulheres. E foi pensando no potencial de consumo destas mulheres que a administradora Fernanda Guaita resolveu fazer uma limonada, de um limão e investir um serviço delivery de sapatilhas. Fernanda conta que a ideia inicial era abrir uma loja para vender sapatos. Mas, depois de já ter comprado um estoque de sapatilhas, o imóvel que tinha escolhido apresentou irregularidades.

Fiquem eu com 350 pares de sapatilhas e sem um lugar para vender, conta. A primeira ideia que veio, foi a de usar o carro da família para sair vender as sapatilhas. Porém, o carro já era uma ferramenta de trabalho do marido dela.

Foi ai que surgiu oportunidade de comprar de uma conhecida uma Kangoo. E eu pensei ‘agora é a hora. Eu compro esse carro ou vou, sei lá fazer o que com isso tudo, lembra. Depois de acertar os valores, Fernanda conta que recorreu a ajuda do pai, Antônio, e da avó, Felisbina, e compraram o carro.

Depois de comprado o carro, a preocupação era como conseguir colocar as caixas de sapatos de modo que ficassem arrumadas dentro do carro. Eu comecei a procurar na internet por lojas móveis de roupa e daí nasceu a primeira ideia, que foi de pendurá-las no carro, com um chinelo, conta.

Nesta etapa, Fernanda conta que entrou em campo a habilidade do marido. Como tinham painéis em casa, descartados por um loja. Ela teve a ideia o marido a executou utilizando apenas material reciclado. Recolhemos tudo o que a loja dispensou e o material acabou nos caindo como uma luva, conta. Ficou perfeito, a montagem dos painéis foi meu esposo Eder quem fez e eu tive a ideia de personalizar por dentro com papel de parede, diz. Por conta disso, ela calcula que o custo para montagem deste plano, contando com carro, estoque e mais a personalização ficou em torno de R$ 20 mil.

Esse foi o custo estimado para a criação da Bella Sapatilhas Delivery. Além do atendimento, bastante personalizado, Fernanda conta que compras as sapatilhas direto de um fabricante do interior de São Paulo. Dependendo da quantidade que eu compre, os meus pares veem de fábrica com a palmilha personalizada, conta. Quando pede menor número de pares, ela tem mesma personaliza as sapatilhas, colocando a palmilha Bella Sapatilhas Delivery.

COMODIDADE COMO MOTIVO DE FIDELIZAÇÃO
Mas se a loja é quem vai até o cliente, como ele é fidelizado cliente? A essa pergunta Fernanda Guaita responde com um sorriso. Eu fidelizo a cliente exatamente com esse atendimento em domicilio, pois ela não precisa sair de casa para comprar sua sapatilha, diz. Além disso, ela ressalta que presta muito atenção a cliente durante o atendimento já contando com o pós-venda. Fernanda ressalta que conhece o produto que vende e, sempre, quando há uma indicação de alguém que já comprou antes, na próxima compra, essa pessoa terá um descontinho. Não muito pois os custos são altos, mas já agrada a clientela que fica encantada com o carro, explica.

Como não há uma legislação específica para a venda de sapatos como ambulante, Fernanda conta que só pode parar a Kangoo Bella Sapatilhas Delivery em locais de particulares, nunca na rua. Em estacionamentos de supermercados, por exemplo, eu preciso de autorização, por isso, eu vou até os estacionamentos de empresas, que permitem que eu pare, e, nos horários de almoço, vendo para as mulheres que trabalham lá, diz. Ela afirma que, dependendo do dia, consegue vender entre 25 e 30 pares de sapatilhas, o que já lhe garante um bom rendimento.

Além desta estratégia, Fernanda participa de feiras, onde paga pelo espaço, visita a casa de clientes e, em prédios, quando é chamada troca a kangoo por uma mala. Eu não posso abrir o carro para vender na calçada, por isso, eu vejo o número que as mulheres que me chamaram calçam, encho uma mala e subo até elas, conta.

O negócio está indo tão bem que, após sete meses, Fernanda já pensa em investir e trocar por um carro maior, no qual a cliente possa entrar dentro da loja para escolher as sapatilhas. Temos ainda a intenção de ampliar, já estou vendo para que o nosso negocio se torne franquia, e, talvez, vá para a tão sonhada loja física, conta. Mas Fernanda ressalta que não a ideia da centopeia que vai até onde está a cliente será sempre o carro-chefe do negócio.

Quem quiser conhecer um pouco mais da Bella Sapatilhas Delivery pode acessar a página da empresa na rede social Facebook no endereço facebook.com.br/bellasapatilhasdelivery. O telefone para agendar visitas é (41) 8843-8545.