Nos próximos dois sábados, o Mercado Municipal de Curitiba recebe seus vistantes com apresentações de danças folclóricas e oficinas gastronômicas. A programação gratuita e aberta ao público faz parte das comemorações do aniversário de 323 anos da cidade. A Gastronomia Étnica será realizada nos dias (12) e (19), sempre no período da manhã, no espaço de eventos, instalado na entrada nova do Mercado, na Avenida 7 de Setembro.

A proposta do Gastronomia Étnica de aliar cultura e gastronomia é uma referência ao ambiente do Mercado Municipal. O local reúne permissionários, consumidores e turistas de variadas etnias. A diversidade étnica que se reflete na venda de produtos de culturas alimentares diversas, o que tornou o Mercado um centro gastronômico para a compra e a degustação de especiarias de todo o mundo.

O Grupo Folclórico Alemão Grunewald, com cerca de 20 integrantes, apresenta danças típicas da cultura alemã, neste sábado (12), a partir das 10h30. O grupo pertence ao Departamento Cultural Duque de Caxias. A parte gastronômica ficará por conta da chef Joy Perine, que apresenta a Oficina do Bacalhau, a partir das 11h15.

No sábado seguinte (19), a partir das 10 horas, a apresentação será feita por um grupo composto apenas de mulheres, o Grupo Folclórico Italiano Primo Amore, de Piraquara. Serão apresentadas danças típicas da região italiana de Trentina. Às 10h45, a pâtisserie Ana Paula Cruz apresenta a Oficina de Palha Italiana. Na sequência, às 11h15, a chef Rosane Radecki faz a apresentação da Oficina de Carneiro. Todos os participantes são convidados e se apresentam como voluntários, sem custos para o Município. Interessados em participar das oficinas gastronômicas poderão fazer as incrições na hora dos eventos.