A Sanepar informa que os trabalhadores que fazem a leitura do consumo de água e que também colaboram na prevenção ao mosquito Aesdes aegypti, não entrarão nas casas para fazer vistorias. Essas atividades serão realizadas por outros órgãos. Caso o morador tenha alguma dúvida ou observe alguma atitude suspeita de agentes, poderá entrar em contato gratuitamente com a Sanepar pelo 0800 200 0115 ou mesmo informar a polícia.

Ajuda — Os leituristas da Sanepar que atuam nas cidades de Cascavel e Santa Tereza do Oeste serão treinados nesta terça-feira (15) para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. A equipe do Controle de Endemias da Vigilância Ambiental em Saúde de Cascavel vai orientar os trabalhadores para que eles identifiquem possíveis criadouros do mosquito e repassem informações à população. Após o treinamento, que inicia às 8h, as equipes sairão a campo.

De casa em casa, na hora em que efetuarem a leitura, os leituristas vão entregar um informativo com uma lista de 20 possíveis focos do mosquito, como garrafas pet, garrafas de vidro, ralos, vasos, cacos de vidros em muros, vasilhas para animais, lixeiras, fontes, calhas, piscinas e outros. Para cada um desses focos, há uma instrução de como podem ser eliminados.

As demais cidades onde serão distribuídos informativos na região Oeste são: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Corbélia, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Medianeira, Missal, Nova Santa Rosa, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Três Barras do Paraná. No total, serão entregues os informativos nas 357,2 mil ligações das 18 cidades. Em Toledo, o treinamento foi feito na sexta-feira (11). Nas demais cidades a programação está sendo ajustada com a Defesa Civil e com as secretarias municipais da saúde.