SÉRGIO RANGEL, ENVIADO ESPECIAL BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – No embalo da divulgação que a Fifa acionou a Justiça dos Estados Unidos pedindo ressarcimento do que pagou a dirigentes acusados de corrupção, o vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Delfim Peixoto disse que pedirá que a entidade abra investigação e avalie se pode também ser indenizada.

A Fifa pede R$ 20 milhões de indenização dos três brasileiros denunciados por corrupção pelos Estados Unidos: os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira e José Maria Marin e o presidente licenciado, Marco Polo Del Nero.

Todos negam as acusações de terem recebido suborno para vender direitos comerciais de torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil. “Nem sei como será feito esse pedido [de investigação e possível ressarcimento], mas não podemos deixar passar”, disse Peixoto, hoje o principal oposicionista da CBF.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) informou nesta quarta (16) que no dia 26 de fevereiro informou à Justiça dos Estados Unidos, por meio de seus advogados, que se considera vítima de práticas corruptas efetuadas dentro da instituição e que tem interesse em ser ressarcida.

A entidade, contudo, não informou valor que pretende pedir. Três ex-presidentes da Conmebol estão presos acusados de corrupção: os paraguaios Nicolás Leoz e Juan Ángel Napout e o uruguaio Eugenio Figueredo.