“Se você quer saber quem sou eu, veja meus filmes, dizia Charlie Chaplin. O que foi levado ao pé da letra, pelos organizadores do Chaplin’s Word, o mais novo museu consagrado ao artista mítico, a ser inaugurado na primavera europeia.

O museu está instalado no Manoir de Ban, um a propriedade de 14 hectares no alto de Vevey, onde Chaplin vivia com a família. Agora os visitantes poderão fazer uma imersão no seu universo, descobrindo a personalidade do homem-ator-músico-criador, ao longo de 3000 metros quadrados lotados de objetos pessoais, experiências multimídias, imagens de alta definição e 3D, com efeitos especiais de acústica perfeita e até mesmo uma realidade virtual.

Em poucas palavras: tudo o que a tecnologia de ponta oferece, para reviver as múltiplas facetas de sua obra. O visitante vai descobrir paralelamente a história da imagem em movimento, que passou da lanterna mágica aos irmãos Lumière, chegando aos filmes em três dimensões. O percurso dura 3 horas e é espetacular, emocionante, sempre baseado nos filmes de Charlot. O riso, sua arma, é uma constante.

Fotos: Divulgação

O pequeno malandro, ingênuo e perspicaz ao mesmo tempo, foi o sucesso de Chaplin

A visita permite também percorrer os jardins, caminhos e terraços de uma propriedade magnífica, com vista para o lago Léman e os Alpes, os belos panoramas de cartão postal da região da Suíça Romande. Aos turistas e visitantes locais, a abertura de um restaurante e uma boutique de souvenirs, para completar a experiência. O Mundo de Chaplinpretende ultrapassar os limites de um museu, para ser uma programação cultural, recebendo também festivais durante o ano.

Chaplin ultrapassou fronteiras, línguas, culturas. Cidades do mundo refletiram sua vida e sua obra. Filho de artistas, desde criança já trabalhava em circo, nos escuros do East Lane de Londres e de Hollywood. Adotado por americanos, conseguiu deixar um legado para o mundo, tornando-se um ícone em Hollywood, reconhecido nos cinco continentes.

Em 1921, atendendo a um chamado de Londres, foi recebido em triunfo. Nos 3 primeiros dias de sua tournée recebeu 73 mil cartas, cartões e telegramas, 28 mil dos quais com pedidos de ajuda… Escolheu a cidadania suíça para viver em ritmo normal com sua família. O museu fica na Riviera, coração da região mais turística da Suíça, perto do Castelo de Chillon e do Museu Olímpico de Lausanne. Nas imediações acontecem festivais famosos, como o Montreux Jazz Festival e o Festival da Imagem, de Vevey. A região é reconhecida pela Unesco como World Heritage pelo seu valor universal.


Manoir de Ban, onde Charlot viveu 25 anos, agora sedia o Museu de Chaplin

O manoir de Ban, antiga residência de Charlot, ocupa 14 hectares com árvores centenárias, jardins, sendeiros e a floresta próxima, que garante o ambiente verde e agradável aos visitantes. Foi nessa propriedade que Chaplin passou 25 anos de sua vida. Que agora ficará aberta ao público, com entrada custando 23 francos suíços para adultos, 17 CHF para crianças entre 6 e 15 anos (crianças com menos de 6 anos têm entrada grátis). As tarifas serão válidas entre 18 de abril e 31 de dezembro de 2016 e os bilhetes não poderão ser trocados, nem serão reembolsáveis.

Para quem quer realmente uma experiência completa, a dica é se hospedar no Modern Times Hotel, que abriu portas em fevereiro deste 2016 nas alturas de Vevey, com 145 apartamentos categoria 4 estrelas. A decoração faz homenagem a Chaplin, com fotos inéditas e uma navette leva os hóspedes para visitas à cidade de Vevey. Quem não quiser sair do hotel, dispõe de terraço, sala de fitness, bar no lounge, restaurante e uma boutique vendendo produtos típicos da região.



Charles Chaplin conquistou o planeta e sua vida será a nova atração na Suíça

DESTAQUES

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL
Norwegian Sun estará pela primeira vez no Brasil, oferecendo o cruzeiro entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, com saída marcada para o dia 13 de dezembro de 2016 e 12 de janeiro e 31 de março de 2017. São 11 dias de viagem, com desembarque na capital argentina. Tarifas a partir de 1310 de entra e 9 pagamentos de 437 reais, por pessoa, em cabine dupla interna, num total de 5.243 reais, incluindo taxas portuárias, governamentais e de serviço. O passageiro pode escolher 4 pacotes free: de bebidas, restaurantes de especialidades, excursões em terra, internet Wi-Fi.

FRETAMENTO EM JULHO
A MGM Operadora paranaense, está promovendo o fretamento para o Rio Quente Resorts no período das férias de julho, com vôos da Azul. O pacote inclui passagem de ida e volta para Caldas Novas, 7 noites com café da manhã e almoço, traslado de ida e volta, acesso ao Hot Park e Parque das Fontes (aberto 24 horas). As tarifas correspondem ao tipo de hotel escolhido e datas. Cada adulto pagante pode levar uma criança de até 11 anos, pagando apenas um pouco mais de mil reais, dependendo das datas. Acesse MGM Operadora para detalhes.

CARIBE PARA TODOS
A NCL lançou o programa Viva o Caribe, com cruzeiros de 5 a 14 noites em 14 navios diferentes percorrendo o Caribe Oeste e o Leste, sempre saindo de Miami. O Caribe Oeste faz Roatán (Honduras), Harvest Caye (Belize), Costa Maya e Cozumel no México. O Caribe Leste passa por Chalotte Amalie, St. Thomas (Ilhas Virgens Americanas), Road Town, Tortola (Ilhas Virgens Britânicas) e Nassau (Bahamas). Navio Escape tem tarifas a partir de 5.163 reais por pessoa e o Norwegian Getaway, 4.933 reais p/p. Veja em www.ncl.com.br


O mundo não esquece Chaplin, e a Suíça faz homenagens ao ator e músico

FESTIVAL DE NOVAS ROSAS
Alterarosa – as rosas que você nunca viu – é festival em Avignon, França. O centro do evento é o Palácio dos Papas, entre 5 e 8 de maio, mas a cidade toda fica em festas. É a chance de conhecer as novas roas, os melhores perfumes, as novas cores das flores.

Além de prêmios destacando as mais belas, há eventos especiais para os visitantes, como workshops, aulas e palestras que ensinam como cuidar de rosas e roseiras, e mostra de pinturas, crochê, escudos.

Stroll Avignon é a novidade, um itinerário que faz a descoberta de lojas especiais e artesanatos, caminhos para pedestres que passam por igrejas, monumentos, mansões e até um jardim de origami, além de piquenique no Rocher des Doms (domingo, 8 de maio) e um concerto com um coral de mais de 100 vozes no Festival Gospel’In em Avignon, roteiro passando por jardins floridos e um cruzeiro fluvial no Rhône. É festa para a família toda. Veja no www.alterarosa.com

ACCOR EM SANTA TERESA
O famoso hotel de luxo — Hotel Santa Teresa – no Rio de Janeiro, no bairro que alguns comparam a Montmartre em Paris, e que era administrado pela Relaîs et Château, agora pertence à rede Accor francesa. Passa a ter a bandeira MGallery by Sofitel e terá reformas orçadas em 30 milhões de reais. A Accor vai também lançar o Mama Shelter Santa Teresa, primeiro desta marca na América do Sul. O projeto de Philippe Stark, o mesmo que assinou o Fasano de Ipanema, terá investimento de 70 milhões. Novidades começam a funcionar em maio.