Desde o começo da temporada que se há notícia da possibilidade de Lucas Otávio voltar ao Paraná Clube – algo que só foi se concretizar no último dia 10 de março, com novo empréstimo do Santo ao clube que o meio-campista já havia defendido em 2014 na Série B, acumulando boas atuações. Antes de voltar à Curitiba, porém, o jogador chegou a ser oferecido ao São Paulo, numa troca pelo meia Michel Bastos, ex-Atlético-PR e Seleção Brasileira.

Segundo a agência Folhapress, o interesse do Santos no jogador são-paulino levou o clube a, primeiro, oferecer uma troca envolvendo Thiago Ribeiro, que teve boa passagem pelo Morumbi entre 2005 e 2007. Sem negócio, fez uma nova proposta envolvendo então o promissor meio-campista, de 21 anos. Novamente, porém, ouviram um “não” e a negociação fracassou definitivamente. O atacante, então, acabou emprestado ao Bahia, enquanto Lucas Otávio acertou seu retorno ao Paraná.

Além de Michel Bastos, o time santista teria ainda tentado tirar Alan Kardec e Paulo Henrique Ganso do Morumbi, mas novamente ficou a ver navios devido à falta de recursos.

Boa primeira passagem pelo Tricolor

Em 2014, Lucas Otávio foi destaque pelo Santos na conquista da Copa São Paulo de juniores. No início da Série B, o Paraná contratou o técnico Claudinei Oliveira, que trabalhou com o volante nas categorias de base do clube paulista. Por indicação dele, o clube paranaense trouxe o jogador por empréstimo.

Lucas Otávio teve excelente desempenho na Série B de 2014. Em seguida, retornou ao Santos. Chegou a disputar 27 partidas na temporada 2015, a maioria com o técnico Marcelo Fernandes. Com Dorival Junior, perdeu espaço para nomes como Alisson, Thiago Maia, Renato e Valencia, ex-Atlético-PR.