O tão esperado domingo de Páscoa chegou e, como resultado dos presentes de madrinhas,padrinhos, tias, tios, avós e avôs, a casa de quem tem filhos pequenos deve estar abarrotada de chocolate. A questão é como convencer os pequenos que o doce é bom, mas em exagero pode fazer muito mal à saúde de quem consome o chocolate de modo indiscriminado.

 É o que alerta o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, em Curitiba. O chocolate ingerido de forma desenfreada é prejudicial. Por isso, o equilíbrio é ainda a palavra chave, ressalta o médico.

Em longo prazo, além de colaborar para a obesidade, o produto também pode contribuir na elevação da taxa de colesterol e triglicerídeos, fatores de risco que trazem problemas ao coração devido ao depósito de gordura nas artérias.

Segundo o profissional, mesmo que algumas pesquisas indiquem o chocolate como benéfico à saúde, é importante ter consciência de que estudos não devem ser interpretados como um sinal verde para os chocólatras de plantão. Mesmo que o chocolate tenha propriedades benéficas, o seu uso irrestrito pode provocar sérios danos futuramente, afirma.

O cardiologista também faz um alerta com relação a versões diet. O que mais vemos no consultório é o paciente achar que só porque é isento de açúcar pode ser ingerido à vontade, conta.

Embora não seja açucarado, o chocolate diet possui, na maioria das vezes, mais gordura que o tradicional. A recomendação é válida também para o amargo, que apesar de possuir propriedades antioxidantes, tem teor de gordura elevado.

Outra questão a ser considerada em relação ao chocolate é a quantidade calórica do doce.  Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revela que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país – mais da metade de população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos.


CASTANHAS “MELHORAM” O DOCE
Para as pessoas que estão preocupadas com a saúde e a estética, ou desejam manter um padrão alimentar adequado, mas que não abrem mão da guloseima, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Cibele Gonsalves, dá uma dica bem simples, mas eficaz.

A nutricionista alerta que devido ao valor calórico elevado, o consumo de chocolate deve ser feito com moderação, no máximo 30g ao dia. Quando consumido de forma consciente, o chocolate pode ser um aliado para a saúde, principalmente a do coração – afirma.

Cibele explica que o valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas, sendo o amargo o mais indicado para consumo, devido maior quantidade de cacau em sua composição, quando comparado ao chocolate branco, que é quase exclusivamente gordura e açúcar, sendo o consumo deste (em excesso) prejudicial à saúde.

Os ovos classificados como meio amargo ou amargo apresentam entre 50% e 70% de cacau em sua composição, respectivamente. O cacau possui flavonoides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora. Também auxiliam na redução da pressão arterial, das taxas de açúcar no sangue e do colesterol ruim.

A nutricionista ressalta que quando adicionado aos ovos de Páscoa, oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas, possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração. Ela ainda salienta que é importante ter atenção as versões trufadas e recheadas que deixam os ovos mais calóricos, sem um benefício nutricional agregado, como no caso do acréscimo das oleaginosas.


DICAS PARA MANTER O CONSUMO SAUDÁVEL DE CHOCOLATE

–  Para manter uma alimentação equilibrada, ao comer chocolate, evite o consumo de outros alimentos gordurosos, como por exemplo: frituras e carnes gordas
–  Inclua nas refeições, frutas e verduras
–  Abra um ovo de Páscoa por vez, dividindo-o em pedaços pequenos, limitando o consumo diário
–  Evite o exagero
–  Não deixe todos os ovos à vista, evitando assim a tentação de querer experimentar todos de uma só vez
–  Chocolate deve ser consumido com equilíbrio
–  Ingerido em excesso, o produto pode contribuir para o aumento do colesterol, triglicerídeo, glicemia e ganho de peso