Que o arquiteto, o decorador ou designer tenha que estar atento às tendências do segmento não é nenhuma novidade. Mas se ao invés disso ele se propor também a ser uma espécie de caçador dessas tendências?

Segundo a arquiteta Marcia Campetti, à frente do Estúdio Campetti e especialista no assunto, o termo coolhunting tem relação com movimento, sendo aplicado aos mais diversos segmentos, como na moda, na arquitetura e decoração. Esses caçadores saem pelas as ruas em cidades com uma máquina fotográfica e analisam detalhes, comportamentos e padrões que se repetem, as chamadas anomalias. Uma equipe recebe essas informações e analisa o que pode se tornar tendência dali algum tempo.

Além da troca de informação em grupos colaborativos, graças a internet, Marcia também pesquisa em filmes, revistas e sinais do dia a dia elementos que possam criar um diálogo interessante entre si. Um exemplo foi a utilização da linguagem dos quadrinhos num quarto de adolescente em que aparecem tirinhas do Calvin e Haroldo espalhadas pelas paredes e na porta do armário. A escolha do cliente era por um ambiente lúdico e divertido e a composição criou a atmosfera desejada.

O novo sempre vem vindo, não é necessário morrer uma tendência para nascer outra. O grande barato é saber acompanhar esse movimento, explica a arquiteta sobre a dinâmica das tendências.


Raquel Lima

PRIMEIRA EXPOSIÇÃO
A fotógrafa e artista visual Raquel Lima realiza sua primeira exposição individual para convidados na próxima quinta-feira (31 de março), das 11h às 19h, na loja Originale Maison, no Batel. As obras que estarão em exposição são de vários temas como: Fractais, Abstratos, Figuras Geométricas, Dobraduras e Fine Art. As vitrines e a ambientação da loja serão assinadas pelo arquiteto Carlos Tietjen.


Gerson Lima

A empresária Vanessa Giacometti e a designer Priscila Viana

NOVA ILUMINAÇÃO
A lighting designer Vanessa Giacometti, proprietária da SPOT Lighting Iluminação, apresentou a nova loja da marca, no Cabral, em um coquetel para convidados. O novo espaço, mais amplo e sofisticado, conta com um laboratório de iluminação e um vasto portfólio de produtos de iluminação técnica e decorativa, incluindo itens exclusivos da marca Littman Lighting.