Mini, godê, evasê, midi, lápis, longa. Só pelos nomes a maioria das mulheres já devem sabe que o assunto é saia, um modelo do guarda-roupa feminino bastante democrático e versátil, pois, dependendo das escolhas veste bem a mulher das ocasiões mais formais, como o trabalho em um escritório, as mais informais, como uma saída para tomar um sorvete com os amigos. Com tantas opções, a pergunta de muitas mulheres recai sobre o que escolher, de acordo com o tipo físico, e qual o comprimento certo para qual situação.

Para solucionar essas dúvidas, a consultora de imagem e estilo Moara Gomes Neves, explica o que é cada tipo de saia é como usar cada uma delas. A minissaia é um modelo mais sensual e fica muito bom para as baixinhas porque alonga as pernas, afirma ela. E a dica pra quem não quer ficar tão sexy com este modelito, é combiná-la com blusas mais soltinhas.

Já a saia godê tem a característica de ser bem rodada e soltinha. Ela marca a cintura e deixa o quadril mais volumoso, friza Moara, esclarecendo que por isso ela é indicada para quem tem ombros mais largos ou corpo mais reto. Para as mulheres que têm quadris largos este modelo não é tão indicado, pois tende a deixá-los ainda maiores.

O modelo evasê, também conhecido como saia A, começa justinho na cintura e vai abrindo em direção à barra e é ideal pra quem tem quadril largo já que disfarça dando equilíbrio ao visual.

Já a saia lápis é um modelo mais justo e com a cintura mais alta. Fica linda e valoriza mulheres de todas as idades, mas é mais indicado para mulheres com corpo ampulheta – aquele com ombro e quadril maiores e cintura mais fina.

A saia longa é a mais democrática, já que pode ser usada por todas as mulheres, com todos os tipos de corpos e de todas as idades. As mulheres mais gordinhas devem escolher os modelos soltinhos e com tecidos mais leves. As mais baixinhas podem combinar a saia com uma blusa no mesmo tom, alongando a silhueta e, por isso, parecendo mais alta.

A OCASIÃO “ESCOLHE” O MODELO
Segundo consultora de imagem e estilo Moara Gomes Neves, na hora de escolher qual tipo de saia você vai usar, basta pensar em qual é a ocasião. No local de trabalho, por exemplo, não se deve usar a minissaia já que ela é sensual demais. Já se for para a balada o modelo está permitido, afirma ela.

A consultora de imagem e estilo ainda dá alguns exemplos de quais tipos de saias são mais indicadas em cada ocasião. Em situações mais sociais, você pode optar por uma saia lápis, midi ou uma longa que remetem à elegância. Já em baladas e barzinhos, pode ousar nas mais curtinhas, completa Moara.

E claro que não poderia faltar uma dica para as mamães. Se for sair com os filhos pequenos, escolha as saias de comprimento médio e mais larguinhas, mas, se for um passeio pra brincar e se divertir com as crianças, o melhor é deixar a saia de lado e apostar em algo com mais liberdade de movimentos, finalizou ela.


TIPOS DE SAIA, OS PRÓS E CONTRAS DE CADA MODELO

Minissaia
É um saia cuja bainha fica bem acima dos joelhos (geralmente 20 cm acima do joelho). A minissaia foi definida como o símbolo da moda “Swinging London” na década de 1960. É um modelo mais sensual das saias e fica muito bom para as mulheres mais baixas, pois alonga as pernas. A dica pra quem não quer ficar tão sexy com este modelo, é combiná-la com blusas mais soltinhas, sapatilhas ou scarpins de salto médio
Godê
Este modelo é extremamente feminino e romântico. A saia godê tem como característica ser bem rodada e soltinha. Ela marca a cintura e deixa o quadril mais volumoso. Por isso ela é indicada para quem tem ombros mais largos ou corpo mais reto. Já as  mulheres que têm quadris largos devem evitar este modelo que os deixará ainda mais largos.
Evasê
Também conhecida como saia em A, a saia evasê começa justa e ganha amplitude na parte inferior. O modelo surgiu na década de 60 e foi criado pelo estilista André Courrèges. O modelo de saia evasê, fez muito sucesso nos anos da vanguarda e este tipo de saia é justa na cintura e começa a se abrir ao longo das pernas, geralmente na altura do joelho. Ideal para as mulheres que têm o quadril largo, ela combina com quase todos os tipos de corpo e deixa qualquer mulher muito bem vestida para ir a qualquer lugar, desde uma festa até o cinema, estas peças também ficam super bem com casacos curtos e boleros, já que as mesmas têm a cintura mais alta.
Midi
As saias midis, além de acrescentarem feminilidade ao look, também podem incrementar qualquer visual. Esse modelo é conhecido por ter seu comprimento abaixo do joelho e por variar bastante no estilo, podendo ser justa, rodada, plissada, entre outros modelos. A saia midi é originária do estilo New Look lançado por Christian Dior, após a Segunda Guerra Mudial. A dica certeira que a consultora de imagem dá para não errar na hora de apostar na saia midi é investir em um modelo plissado.
Lápis
O modelo de saia lápis é mais justo e com a cintura mais alta. Fica linda e valoriza mulheres de todas as idades, mas é mais indicado para mulheres com corpo ampulheta – aquele com ombro e quadril maiores e cintura mais fina.
Longa
A saia longa é o modelo mais democrático. Pode ser usado por todas as mulheres, com todos os tipos de corpos e de todas as idades. As mulheres mais gordinhas devem escolher os modelos soltinhos e com tecidos mais leves. As mais baixinhas podem combinar a saia com uma blusa no mesmo tom, alongando a silhueta.