A seleção brasileira empatou em 2 a 2 com o Paraguai, nessa terça-feira (dia 29) à noite, em Assunção, pela 6ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Com o resultado, o Brasil caiu para sexto lugar, com nove pontos, empatado com o Paraguai (também com nove pontos). Os cinco primeiros são Uruguai (13), Equador (13), Argentina (11), Chile (10) e Colômbia (10). Faltam 12 rodadas.

Apenas os quatro primeiros das Eliminatórias da América do Sul (Conmebol) têm vaga garantida na Copa. O quinto colocado disputará uma repescagem com o vencedor da Eliminatória na Oceania (provavelmente a Nova Zelândia).

Nessa segunda passagem pela seleção, Dunga soma agora 16 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Esse foi 78º confronto entre as duas seleções. O Brasil soma 46 vitórias e o Paraguai, 11. Outros 21 jogos terminaram empatados.

Na partida dessa terça-feira, Dunga não tinha Neymar e David Luiz, suspensos. Ricardo Oliveira e Gil ficaram com essas vagas.

O Brasil teve péssimo desempenho no primeiro tempo, tanto no aspecto tático como técnico. Os jogadores tiveram comprotamento apático. Só no segundo tempo a equipe reagiu, após o cansaço físico derrubar o Paraguai.

O primeiro tempo teve o Paraguai jogando avançado, mas com pouca criatividade. O time dependia da força física e das bolas altas para incomodar. Mesmo assim, levou a melhor. Até porque o Brasil era um time lento e desorganizado na marcação. Com a bola, criou apenas uma boa jogada coletiva na primeira etapa.

A primeira grande chance foi do Paraguai, aos 17 minutos. Falta na direita. Derlis González cruzou e Gómez cabeceia a bola na trave. Aos 19, Samudio cruzou e Gómez finalizou da pequena área. Alisson salvou. O Brasil respondeu com chutes de fora da área de Douglas Costa e Renato Augusto, mas sem perigo.

Aos 27, a seleção de Dunga colocou uma bola na trave. Fernandinho e Willian fizeram boa jogada e Ricardo Oliveira chutou no travessão.

O primeiro gol saiu aos 39. Samudio cruzou, Filipe Luis escorregou na área e Lezcano ficou livre para marcar 1 a 0 para o Paraguai.

No intervalo, Dunga tirou o volante Fernandinho e colocou o atacante Hulk. Com três minutos, o segundo gol do Paraguai. Ortigoza enfia para Edgar Benítez, na cara do gol. Ele chuta e faz 2 a 0.

A seleção brasileira começou a reagir a partir dos 15 minutos, quando o Paraguai passou a recuar e a demonstrar sinais de cansaço.

Aos 17, o Brasil teve gol anulado. Gil marcou de cabeça, após escanteio, e o árbitro entendeu que houve falta do zagueiro. Lance polêmico.

Aos 24, saiu o volante Luiz Gustavo e entrou o meia Lucas Lima. Aos 25, Lucas Lima colocou Ricardo Oliveira na cara do gol, mas o atacante escorregou.

Aos 33, Hulk soltou a bomba de longe. O goleiro rebateu. Ricardo Oliveira aproveitou e diminuiu para 2 a 1. O Brasil pressinou nos minutos finais e chegou ao empate aos 48. Daniel Alves fez grande jogada individual na área e chutou no canto.

No total dos 90 minutos, o Brasil teve 68% posse de bola, 16 finalizaçoes (8 certas) e 94% de precisão nos passes. O Paraguai somou 32% posse de bola, 10 finalizaçoes (7 certas) e 83% de precisão nos passes

PARAGUAI 2 x 2 BRASIL
Paraguai:Villar; Aguilar, Gustavo Gómez, Da Silva e Samudio; Ortigoza, Ortíz, Derlis González e Edgar Benítez; Lezcano (Iturbe) e Jorge Benítez (Roque Santa Cruz). Técnico: Ramon Diaz
Brasil: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luis; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Fernandinho (Hulk) e Renato Augusto; Willian, Douglas Costa e Ricardo Oliveira (Jonas). Técnico: Dunga
Gols: Lezcano (39-1º), Edgar Benítez (3-2º), Ricardo Oliveira (33-2º) e Daniel Alves (48-2º
Cartões amarelos: Miranda, (B). Gómez, Samudio (P).
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)