Para intensificar o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, criou a Sala Municipal de Coordenação e Controle. Funcionando junto ao Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, na Divisão de Vigilância Ambiental, esta Sala irá gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika.

A iniciativa que reúne membros de diversas Secretarias Municipais, bem como representantes da Defesa Civil, Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP), Sanepar, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Academia da Polícia Militar do Guatupê, 17º Batalhão da Polícia Militar, Concessionárias de Rodovias, Clube de Serviços, Hospital Nova Clínica e Federação Municipal das Associações de Moradores do Município (Feman), têm ainda as funções de planejar e executar as ações de mobilização, coordenar, monitorar e supervisionar a execução das mesmas, além de gerenciar pessoal, equipamentos e insumos.

Para Odevair da Silva Mathias, diretor do Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, a criação da Sala Municipal de Coordenação e Controle é um avanço no combate a Dengue e dos vírus da Chikungunya e Zika, uma vez que existe agora uma Unidade que centralizará, de forma integrada, todas as ações referentes ao mosquito Aedes aegypti. Além das campanhas de conscientização que a Prefeitura faz junto à população, temos diversas frentes de trabalho para combater a propagação do mosquito e as doenças que ele transmite. Coordenar tudo isso de forma centralizada vai otimizar os resultados, e quem ganha com isso são todos os são-joseenses, destacou.

O secretário de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, comentou sobre a importância da Sala também quanto à questão de monitoramento e mapeamento dos casos das doenças, visto que São José dos Pinhais é cortada por três grandes rodovias, e ainda possui o Aeroporto Internacional. Ou seja, o Município recebe um grande fluxo de pessoas de diversas regiões do país, e exterior, que mesmo em trânsito, podem ou não precisar de atendimento na Rede Municipal de Saúde referente as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Teremos agora um maior controle tanto das ações, recursos materiais e estratégia de equipes, quanto dos resultados do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zikka e Chikungunya. A população deve continuar e aumentar os cuidados para evitar a propagação do mosquito, mas o Município e as pessoas ganharam uma ferramenta a mais nessa luta de erradicação do Aedes aegypti, finalizou Brasilio.