De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Saúde Escola de Botucatu, as varizes e varicoses são bem comuns e atingem aproximadamente 35% da população brasileira. E engana-se quem pensa que que esta é mais uma questão estética. Se elas não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para uma hipertensão venosa crônica e trombose. Há ainda o risco de infeccionar e terminar em úlcera varicosa.

Eles aparecem em diferentes fases da vida. Podem surgir na adolescência, na idade adulta, durante a gravidez e também em idosos. Quando são percebidos tiram o sono de muitas mulheres. Seu nome científico é telangiectasia, mas todos conhecem como vasinho. Eles surgem em qualquer região da perna, mas são mais comuns em pés, coxas e atrás dos joelhos. Geralmente indicam que a paciente tem algum problema circulatório mais profundo, que são as varizes nutridoras dos vasinhos. Essas ramificações tendem a aumentar e crescer com o passar do tempo, ficando cada vez maiores e mais visíveis, explica o cirurgião vascular, o médico Fernando Bacalhau.

Causado por diferentes fatores, como hereditariedade e avanço da idade, eles podem e devem ser tratados no início. Sendo assim, aos primeiros sinais de aparecimento, um especialista deve ser consultado para realizar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Sim, existem muitos tratamentos para eliminar os vasinhos e é muito fácil. Como cerca de 87% das mulheres apresentam vasinhos nas pernas, muitos mitos e algumas verdades rondam o assunto. Dr. Fernando Bacalhau, especialista pela sociedade brasileira de angiologia e cirurgia vascular, esclarece o que é mito e o que é verdade.

As mulheres devem ter mais cuidados em relação às varizes, principalmente no período de gestação, período mais propício para seu aparecimento. Isso porque a maior concentração de hormônios estrógeno e progesterona possuem um efeito intitulado vasodilatador. Isso, associado ao aumento do útero, que ganha peso e acaba comprimindo os vasos pélvicos, acabam por dificultar a circulação sanguínea.