Dia de prova, e agora? Bastam as avaliações escolares se aproximarem para que as crianças comecem a entrar em pânico. Tal ato é um misto de sentimentos, como o medo, a frustração e a preocupação. Para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, esse é um processo delicado em que o professor deve estar atento, já que para os alunos, o dia da avaliação é esperado com estresse e nervosismo.

Para eles a avaliação é a identificação de julgamento do certo ou errado de maneira extrema, é aquela que rotula e é evasiva aos colegas, que por instantes também constroem suas relações partindo dessa visão, explica a especialista. Toda essa ansiedade e tensão pré-avaliação, podem acabar levando a criança a níveis de estresse fora dos padrões para a idade. Podendo desencadear ainda, alguns sintomas demasiados, entre eles enjoo, diarreia, pressão baixa, taquicardia, sensação de desmaio, choro e sentimento de incapacidade.

Para Ana Regina, uma criança de oito anos que no dia da prova já acorda estressada, mal-humorada, fala para os pais que está nervosa, não consegue comer, mesmo tendo estudado a matéria, não é rara hoje e deve chamar nossa atenção para a questão. Os exemplos são vários, e por hora vivenciamos alguns deles enquanto professores. Marcos, garoto inteligente precisava de uma nota alta em física, mas tinha um professor que lidava de maneira muito dura no dia da avaliação. Qual foi a sua reação? Crise de choro do começo ao fim da avaliação e o seu resultado foi abaixo do seu potencial, detalha.

Segundo a professora, estes exemplos e fatores chamam o professor a uma reflexão sobre os métodos de avaliação atuais e como podemos melhora-los. Ela afirma ainda, que não existe um culpado para a situação, mas sim, um conjunto de fatores que devem ser avaliados e se possível melhorados, para que alunos e professores não sofram. Minha preocupação está no fato do professor ser a porta de entrada e de abertura ao novo, completa Ana Regina Caminha Braga.


IDEIAS PARA A CRIANÇA PERDER O MEDO DA PROVA

1. Ajude-a a expressar esses pensamentos que estão produzindo ansiedade e explique a ela que essas ideias não são reais porque ela é capaz de superar a prova. Pode tentar que ela expresse pensamentos mais positivos em alta voz: sou capaz e posso fazer a prova.

2. Ensine a criança técnicas de relaxamento. Respirar profundamente e expirar o ar de forma relaxada, várias vezes por dia, ajudam a relaxar. Também pode encher os pulmões ao máximo e exalar o ar até que não fique nada dentro, como se fosse uma bola de soprar. A criança tem que detectar quando estiver mais nervosa e colocar em prática esse método.

3. Para melhorar o autocontrole da criança, evite que ela pratique alguns tiques como roer as unhas ou chupar o cabelo, já que esses comportamentos elevam o seu nível de ansiedade.

4. Praticar em casa a realização de uma prova. Realize um teste caseiro sobre a matéria que ela está estudando para que desde sua casa ela possa fazê-lo. A prática e execução de um exame ajudarão a diminuir seus temores e a enfrentar as provas com mais confiança.

5. Ensine a criança a adquirir bons hábitos de estudo para ir bem preparado para as provas e repassar as matérias gerais sobre as matérias antes do dia da prova.

6. Cuide da alimentação e da saúde da criança para que ela esteja preparada e com energia.

7. No dia da prova vá com tempo e tranquilidade para a escola para evitar medos de última hora e não é conveniente falar da matéria. Mostre que você confia plenamente na criança.

8. Explique para a criança que antes de responder as questões, que ela pratique uma respiração profunda e que pense positivo.

9. Durante a prova fale para a criança ler bem todas as perguntas antes de respondê-las e começar pela que ela sabe melhor, depois a seguinte que domina bem e assim por diante. Em caso de dar um branco, é preferível deixar a resposta para mais adiante e passar para outra questão. Se der tempo fale para ela revisar toda a prova, tanto as respostas como a ortografia e redação.

10. Depois da prova, se não conseguiu ir bem, convém que revise com o professor para conhecer que erros a criança cometeu e como solucioná-los da próxima vez. Se foi aprovada, sempre felicitá-la pelo êxito.

Fonte: Guiainfantil.com