Uma tendência que está agitando a decoração contemporânea é a mistura de móveis clássicos com detalhes vintages, com o propósito de compor espaços diferentes. Nesse contexto, os móveis em marchetaria entram proporcionando um toque romântico e ao mesmo tempo retrô aos ambientes.

De acordo com Cristofer Dechton, proprietário da Casa da Polônia, a marchetaria é um trabalho que consiste em ornamentar superfícies planas, através da aplicação de materiais diversos, tais como madeira e metais, que vem sendo cada vez mais utilizado. As peças em marchetaria quase sempre são apresentadas em tampos de móveis, trazendo à tona todo o charme das décadas passadas, afirma.

Do ponto de vista da decoração, as arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, apontam que apesar do toque vintage, as peças caem bem em ambientes modernos. Quando se trata de decoração, vale ousar e misturar referências, mas com combinações equilibradas para que o resultado não seja incoerente, finaliza.

Legenda da foto: Os móveis disponíveis na Casa da Polônia são produzidos a partir das técnicas de marchetaria e transmitem a essência, elegância e o requinte das sociedades passadas.

Gerson Lima

A arquiteta Nanda Bagatin, Nicole Hauer, a arquiteta Bianca Decker e a empresária Roberta Saporiti

MANHÃ INSPIRADORA NA BALI
A empresária Roberta Saporiti recebeu convidados para um café da manhã com a palestra da paisagista Claudia Canales sobre Feng Shui nos Jardins. Na ocasião os presentes puderam conhecer os três novos espaços da loja assinados por Bianca Decker e Nanda Bagatin, pelo escritório Lima Ramos Lombardi Arquitetos Associados e um espaço assinado por Claudia Canales.

 

NOTA 2

 

Ideias para o morar contemporâneo

 

A décima edição da Casa de Ideias, da Ton Sur Ton, que tem à frente os empresários Wilson e Sonia Elias, inaugura no dia 28 de abril. A tradicional mostra que transforma a loja em sofisticados ambientes conta, nessa edição, com nove espaços assinados por renomados arquitetos, designers e decoradores. Emprestam seu talento ao evento os profissionais Ana Claudia Marini e Camila Martinez, Andréa Violani Postai Pereira, Carla Lancia e Carolina Motter, Claudia Horta e Edison Velo, Maria Elisa Zagonel e Isis, Rosi Guelmann, Suellen Parizotto, Suely Ruon, Yara Mendes e Yvone Miyamura.