O Governo do Paraná segue brigando na Justiça para conseguir receber 50% dos depósitos judiciais em que o executivo é parte. O montante de R$ 532 milhões está nas mãos do Tribunal de Justiça, que ainda não liberou o pagamento, obrigando o Estado a entrar com ação contra a Caixa Econômica Federal para ter acesso aos valores.

A briga entre o governo estadual e o TJ-PR vem desde dezembro do anao passado. Na primeira instância o executivo acabou perdendo, mas reverteu a decisão no Tribunal Regional Federal da Quarta Região. A legislação determina que o executivo pode usar os valores para fazer investimento e abater dívidas, sendo, contudo, obrigado a quitar precatórias quando a Justiça notifica o governo a honrar os débitos.

A expectativa do executivo é resolver a questão até junho, quando deverá ser concluído o orçamento. Por enquanto a previsão de déficit de pelo menos R$ 1,5 bilhão, sendo que o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, admite a paossibilaidade de as contas continuarem no vermelho ainda em 2018.