O Coritiba vive sua melhor fase em anos. Na tarde de sábado, a equipe comandada pelo técnico Gilson Kleina derrotou novamente o PSTC por 2 a 0  no Couto Pereira, gols de Kléber e Luccas Claro, ambos no 2º tempo. Com isso, não só garantiu sua vaga na final do Campeonato Paranaense como ainda engatou sua sétima vitória consecutiva, a melhor sequência do clube desde 2011, quando a equipe conseguiu triunfar 24 partidas seguidas e chegou a entrar para o Livro dos Recordes (Guinness Book).

Com os três pontos conquistados, o Coritiba chega a 29 pontos na classificação geral. A melhor campanha lhe dá vantagem do mando de campo na decisão da competição – o jogo de ida da final será no próximo domingo (1) na Arena da Baixada, contra o Atlético-PR. O jogo de volta será no dia 8, no Couto Pereira.

Melhor ataque da competição, com 35 gols marcados (média de 2,33 por jogo), e melhor defesa, com apenas 11 gols sofridos (média de 0,73 por partida), o time agora fala em resgatar o orgulho coxa-branca. Explica-se: tetracampeão estadual entre 2010 e 2013, o clube no ano passado foi atropelado pelo Operário na decisão, perdendo por 3 a 0 em pleno Couto Pereira, enquanto em 2014 novamente tropeçou em casa, sendo eliminado pelo Maringá após um empate em 1 a 1 (no jogo de ida, vitória da Zebra por 2 a 1). Além disso, já são três anos seguidos lutando contra o rebaixamento no Brasileirão.

Nos dois últimos anos o Coxa deixou escapar. Agora temos que brigar muito pelo título, resgatar o orgulho da torcida para esse ano.

Do lateral-direito Ceará, sobre o desempenho do Coritiba nos últimos anos no Campeonato Paranaense

Nos dois últimos anos o Coxa deixou escapar. Agora temos que brigar muito pelo título, resgatar o orgulho da torcida para esse ano, disse o capitão Ceará na saída do gramado. Independente de quem vier, vamos continuar trabalhando para conquistar o caneco. É difícil, mas gente precisa desse título. E o Coritiba precisa do título, afirmou Kléber Gladiador, artilheiro isolado do Estadual com 13 gols em 11 partidas.

Para a final no próximo domingo, Gilson Kleina deverá contar com o time quase completo. Alan Santos, que ficou de fora do duelo da semifinal por ter levado o 3º amarelo, retoma o lugar no time titular ao lado de João Paulo. Dudu, que se recupera no departamento médico, também deve estar à disposição novamente. A única dúvida é com relação ao meia Juan, vice-artilheiro da equipe com seis gols, que vem sofrendo com dores musculares.

Neste final de semana o atleta realizou exames médicas e a tendência é que ainda hoje a comissão técnica saiba se poderá ou não contar com o jogador para os duelos decisivos.

KLEINA COBRA TIME AINDA MELHOR NA FINAL
Apesar do fraco 1º tempo, o técnico Gilson Kleina ficou satisfeito com a atuação de seu time contra o PSTC na tarde de sábado. Segundo o comandante coxa-branca, o time já havia feito um resultado espetaular no 1º jogo, e na partida de volta tinha de jogar pela classificação.

O PSTC é uma equipe tinhosa, perigosa. E sabíamos que tínhamos de entender a proposta do adversário. No 1º tempo tivemos dificuldade de infiltração, não conseguimos aproximar um dos volantes perto do Thiago (Lopes), tanto que quem começou a abaixar para armar era o Kléber, e ficamos sem ninguém na área. E aí invertemos o posicionamento no intervalo, com o Kléber trocando de posicionamento com o Thiago, explicou.

Sobre a decisão do próximo final de semana, o técnico tratou de elogiar o time, mas cobrar que o desempenho das últimas partidas não só seja mantido, como também melhorado. Temos de manter o nível de atuação, manter o foco e o nível de concentração. Essa camisa é grande, quando chega na final também tem um peso muito grande. É saber fazer com que nossos atletas sejam fortes. Está todo mundo de parabéns disse ele.

Kléber no Botafogo?
O Botafogo estaria interessado em contratar o atacante Kleber Gladiador, do Coritiba. A informação é do SporTV. O técnico Ricardo Gomes, do clube carioca, disse que  pediu um reforço para o ataque. A diretoria coxa-branca não confirmou propostas pelo jogador.

CORITIBA – 2PSTC – 0
Elisson; Ceará (Reginaldo), Juninho, Luccas Claro (Wallison Maia), Carlinhos; Amaral, João Paulo (Ícaro), Vinícius, Thiago Lopes e Negueba; Kleber. Técnico: Gilson Kleina.Lucas; Leonardo (Rodolfo), Tayron, Spice e Índio; Rafael, Fauver, Wellington Baroni (Igor), Arthur (Carrer) e Caxambu; Jenison. Técnico: Reginaldo Vital.
Gols: Kléber (13-2º) e Luccas Claro (19-2º)
Cartões amarelos: Léo, Caxambu (P); Amaral e João Paulo (C)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Público: 8.358 pagantes (9.891 total)
Renda: R$ 209.575,00
Local: Estádio Couto Pereira, sábado às 16 horas
 

LANCES

Primeiro tempo
20′ – Vinícius passa pelo marcador na lateral, invade a área, chega à linha de fundo e cruza rasteiro. O goleiro Lucas sai e fica com a bola.

Segundo tempo
1′ – Kléber cruza para a área, Thiago Lopes divide com Tayron e a bola vai para o gol. Lucas se estica e manda para fora.
4′ – Cobrança de falta da intermediária para a área, a bola passa por todo mundo e quase entra. Passa ao lado do gol.
12′ – Rafael recebe de Fauver na entrada da área e chuta rasteiro, com força. A bola passa ao lado do gol, com perigo.
13′ – Gol do Coritiba! Vinícius recebe na esquerda e cruza na medida para Kléber, no bico da pequena área, cabecear firme.
19′ – Gol do Coritiba! Bola lançada na área por Carlinhos, Juninho desvia e Luccas Claro se estica para finalizar e ampliar o placar.
23′ – Contra-ataque coxa-branca. Vinícius cruza e Negueba pega de primeira. Lucas se estica e salva o PSTC de levar o terceiro.
30′ – Negueba avança pela intermediária e manda uma bomba da entrada da área. Lucas se estica e faz mais uma bela defesa.
35′ – Rafael cobra escanteio, Elisson sai mal e fica a ver navios. Com o gol aberto, Jenison cabeceia e manda para fora.


ATUAÇÕES DO CORITIBA

(6,0) Elisson: Uma falha quase resultou em gol do PSTC.  No mais, seguro
(6,5) Ceará: Firme na defesa, não deu chances ao adversário.
(s/nota) Reginaldo: Entrou aos 31-2º. Pouco participou. Sem nota
(7,0) Juninho: Atuação segura. Deu assistência para o 2º gol.
(7,5) Luccas Claro: Bem na cobertura, marcou o 2º gol do Coxa.
(6,5) Wallison Maia: Entrou aos 20-2º e segurou a bronca.
(6,5) Carlinhos: Apoiou menos do que costuma, mas participou do 2º gol.
(5,5) Amaral: Até foi bem na marcação, mas falta qualidade no passe.
(5,5) João Paulo: Bem marcado, pouco conseguiu criar.
(6,0) Ícaro: Entrou aos 14-2º. Pelo menos não comprometeu.
(7,0) Vinícius: Sofreu na 1ª etapa, mas melhorou e deu uma assistência.
(7,0) Thiago Lapes: Subiu de produção na etapa final como meia-atacante.
(6,5) Negueba: Teve duas chances de marcar, mas parou em Lucas.
(7,0) Kléber: Oportunismo para marcar seu 13º gol. Boa movimentação.