Um espaço integrado e aconchegante para receber amigos e familiares, essa foi a proposta da arquiteta Tatielly Zammar para a elaboração do projeto de um ático de 33 metros quadrados, localizado no bairro São Francisco, em Curitiba (PR). O objetivo era atender a solicitação de um casal com filhos que buscava melhorar o aproveitamento do ambiente, sem deixar de lado o aconchego e a sofisticação.

O projeto traz um home theater com lareira, mesa de bilhar com a opção de tampo, para ser utilizada como mesa de jantar, bancada de apoio em mármore com cadeiras, frigobar e uma estante de canto com nichos para guardar peças de coleção. Trabalhamos dentro de um conceito bem contemporâneo, com o uso de mobiliário de linhas retas nos tons de fendi e preto harmonizados com a madeira, que ganha destaque e proporciona aconchego, aquecendo o espaço, comenta a arquiteta.

Os mobiliários foram escolhidos para atender as diversas funções do ambiente, já que trata-se de um espaço que une situações diferentes. As texturas ganham destaque com a iluminação, elaborada de maneira pontual para focar nos objetos decorativos. A luz indireta valoriza o mosaico em mármore, utilizado como revestimento do painel da TV. Entre os principais elementos do espaço estão a mesa de bilhar, que fica localizada logo na entrada do ático e chama a atenção com a sua personalização: o tecido azul.

Para o isolamento acústico do ambiente, a arquiteta optou por criar um painel de madeira revestindo o peitoril em alvenaria da escada, com uma porta de correr. O painel de canto com fundo em vidro traz leveza ao espaço sem perder a luminosidade da escada. O resultado é um ambiente descontraído, perfeito para passar o tempo com a família e os amigos.