A procura crescente por resultados e o aumento da consciência de que a gestão das pessoas é um dos fatores de destaque entre as organizações, fizeram da área de recursos humanos uma atividade para ficar mais perto de seus clientes internos e buscar  uma atuação cada vez mais estratégica nas organizações. Esta postura estratégica do RH tem como base uma mudança de papel e nas atitudes desta área. Entrevistamos Luciana Gazzoni, diretora do Espaço de Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR).

O que são os business partners?
A figura do Business Partner (BP), ou consultor de RH, foi originalmente criada para atuar como um parceiro de negócio. É o responsável por pensar em soluções de RH como parceiro estratégico das áreas (Diretorias, Operações, Vendas e Marketing) considerando as diretrizes, políticas desenvolvidas pelas as áreas especialistas de RH (Recrutamento e Seleção, Benefícios, Departamento pessoal, Treinamento.

Quais as atribuições dos business partners dentro das empresas?
O business partner deve entender qual é a estratégia da empresa e de sua área cliente e colaborar ativamente para que esta área atinja seus resultados. Por exemplo, se o BP sabe que uma das metas de sua área cliente é aumentar a margem de lucro em 10%, ele deve atuar para colaborar com esse lucro.

Quais as vantagens de se ter um profissional desta área em uma empresa?
A organização se beneficia, pois esse processo de parceria entre BPs e líderes contribui para que sejam desenvolvidas soluções mais alinhadas às necessidades do negócio. Além disso, o gestor se desenvolve nos aspectos relacionados à Gestão de Pessoas, pois possui o BP o influenciando em suas decisões nesta área de atuação.

Por que a ABRH-PR, por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento, desenvolveu o seu calendário em 2016 focado na atuação desses profissionais? 
Acreditamos que esse é um papel chave dentro de Recursos Humanos e percebemos que o mercado ainda não disponibilizava um programa integrado para este público. Então, unimos as duas demandas. Elaboramos esse programa, inicialmente, com a colaboração voluntária de várias BPs que também passaram pela mesma dificuldade de formação no início de suas carreiras. Colhemos sugestões, dificuldades, desejos. Posteriormente a equipe de voluntários do eixo Espaço de Desenvolvimento criou um calendário composto de palestras e cursos ao longo de 2016 e 2017 que esperamos que supra algumas necessidades de formação deste público.

Quais as tendências para esta profissão nos próximos anos?
Apesar do modelo de BPs existir há quase duas décadas, a maioria das empresas ainda está em processo de implantação e gestão desta mudança no RH e no negócio. A tendência é que o papel se torne cada vez mais forte e atuante, porém precisará conhecer cada vez mais o negócio sem perder contato com seu propósito de levar a ciência de gerir pessoas para todas as dimensões da empresa. A área de Recursos Humanos passa por transformações importantes e no médio prazo a função dos BPs irá se consolidar.


Curtas

* Conversa com conteúdo: Os empresários Daniel Mocellin, Eric Gozlan e Fernanda Mello são os convidados da Base Lojas Associadas para a quarta edição do Base inBox – talk show que reúne personalidades de áreas criativas para falar com profissionais de decoração. O evento acontece na Livraria da Vila do Pátio Batel, no dia 26 e abril, às 19h.
* O Colégio Medianeira lança a Escola de Arte, opção de aula para alunos vivenciarem múltiplas linguagens. Desenvolvido para criar interação entre as diversas linguagens artísticas, o projeto – pensado para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental – é dividido em três núcleos: Som, movimento, Pinta e borda e Faz de conta.
* O Extra e Pão de Açúcar esperam uma procura ainda maior de flores neste Dia das Mães. As redes apostam em um crescimento de 20% na venda desse presente, em comparação ao ano anterior.


FRASE

As pessoas são tão previsíveis. Querem tudo o que não tem. Enjoam de tudo que conseguem. E só valorizam depois que perde.
(Autor desconhecido) 


 

  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br