A era da escova progressiva para alisar os cabelos parece estar perto do fim. A nova ordem saudável chegou aos cabelos, que pedem menos química e mais cachos, muito mais cachos. É o que defende a cabeleireira Cassia Marconi, que vê a cada dia aumentar o o número de clientes que querem os cachos de volta.

São clientes que não querem mais expor os cabelos e a saúde ao formol, e não querem mais alisar os cabelo e não querem cortá-los. A tendência ao natural está em todos os segmentos, alimentação saúde, qualidade de vida, conta Cassia. Chega da apologia ao liso. Cabelos cacheados estão em alta, e não há mais discriminação. Pelo contrário, os cachos são o reforço da brasilidade.

Cassia explica que o formol e produtos das escovas progressivas são extremamentes danosos à saúde não só dos fios, como das clientes e profissinais do cabelo. O formol e extremamente agressivo aos cabelos e a saúde. Podendo provocar câncer nas vias aéreas, conta ela.

Para retornar os cachos e recuperar os cabelos danificados por escovas progressivas seguidas, um novo processo chegou a Curitiba. É a desintoxicação capilar. O bom é que o processo acontece em uma sessão, que demora de 4 a 5 horas. O processo custa a partir de R$ 500.

Depois do processo é necessário apenas a reposição hidrolipidica (hidratação). Caso tenha a raiz muito crespa ou volumosa poderá ser feito redução de volume com o memo produto, explica Cassia. Ela reforça que a cliente não poderá fazer uso de prancha para alisar os cabelos, mas poderá fazer escova esporadicamente após 20 dias da desintoxicação.

A desintoxicação capilar é realizada a partir do princípio de remodelação da estrutura do cabelo. Neste caso, o objetivo final é devolver cachos e ondas aos fios. É um resgate da antiga concepção de permanente ácida, mas agora com a utilização de um ativo que, além de estimular os cachos, desloca produtos indesejados e que também apresenta maior tolerância e compatibilidade com os cabelos. Grandha é a única marca desenvolvedora e detentora da patente internacional do Tioglicolato de AMP, o ativo envolvido no processo de desintoxicação capilar.


DICAS PARA OS CACHOS

1- MANUTENÇÃO
Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Quem faz o Super-Relaxante, precisa complementar o tratamento em casa com a Linha de Manutenção do Beleza Natural. Se você notar que os fios estão precisando de uma ajudinha a mais, recorra às Linhas Intensivas.

2- HIDRATAÇÃO
Hidrate o cabelo duas vezes na semana, logo após usar o xampu e o condicionador. Não se esqueça de retirar o excesso de água dos fios com uma toalha, antes de passar o Creme de Tratamento. Jamais fique com o produto mais tempo do que o necessário. Assim, você não corre o risco das madeixas ressecarem ainda mais.

3- PENTE
O pente fino não deve fazer parte da sua vida. Use um pente de dentes largos. Ele não quebra tanto o cabelo cacheado.

4- CACHOS SOLTOS
De nada adianta manter um cabelo lindo, se você não permite que os cachos fiquem soltos. Quando o cabelo estiver completamente seco, pingue algumas gotas do Reparador de Pontas do Beleza nas mãos e amasse os cachos. Para soltar a raiz, faça movimentos circulares no couro cabeludo com a ponta dos dedos.

5- PENTEADO
Passar o Creme de Pentear da forma correta é o grande segredo! Comece pela raiz e depois vá para o comprimento e pontas. É muito importante que todas as madeixas recebam o produto. Depois, é só amassar, começando pela raiz.

6- ÁGUA FRIA
Fuja da água quente. A temperatura alta resseca os fios. A água fria deixa os cachos muito mais bonitos.