O esquema de segurança para o clássico entre o Coritiba e o Atlético Paranaense já está definido. A primeira partida da final do Campeonato Paranaense será no domingo (01), na Arena da Baixada, em Curitiba. As ações foram estabelecidas durante reunião com a participação de integrantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Ministério Público, além dos clubes, das torcidas organizadas e dos demais órgãos envolvidos nas atividades.

Iniciaremos o policiamento a partir das 8h nos terminais, nos eixos de deslocamento das torcidas e locais com maior aglomeração de pessoas. Já no entorno do estádio, os policiais militares vão atuar a partir das 14h e todo o esquema de segurança seguirá até as 22horas, explica o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar e da Operação Futebol, tenente-coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção. O nosso objetivo é garantir a segurança daqueles que vão assistir ao jogo e também de toda a população, afirma.

De acordo com o oficial da PM, durante a reunião ficaram definidas também as questões voltadas à segurança de todos, incluindo a escolta das torcidas e dos times. A Rondas Ostensivas Tático Móvel, a Rotam, do 13º BPM, fará a escolta do time do Atlético, que saíra do CT do Caju para o estádio. A Rotam do 12º BPM vai acompanhar o deslocamento da torcida do Coxa, a partir das 14h, do Alto da Glória até o local da partida. Já a Rotam do 20º BPM ficará responsável pela escolta do time do Coritiba, que sairá do Hotel Bourbon, explica.

O tenente-coronel Assunção explica que na reunião ficou definido também que as duas torcidas organizadas estão autorizadas a entrar no estádio apenas com as baterias, sem uniformes e bandeiras. Os torcedores do Coritiba ficarão nos anéis superior e inferior. O público está estimado um público de aproximadamente 40 mil pessoas, destaca.

No último Atletiba, o esquema de segurança ocorreu com tranquilidade e sem grandes problemas e vamos dar continuidade ao trabalho para garantir que tudo aconteça da melhor maneira possível. Por isso, pedimos aos torcedores que colaborem conosco. Queremos que todos possam torcer pelos seus times sem confusões ou tumultos, afirma o tenente-coronel Assunção.

MONITORAMENTO – O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), por meio de câmeras de órgãos públicos instaladas em locais estratégicos da cidade, acompanhará todos os deslocamentos de torcidas e times em tempo real, assim como a Plataforma de Observação Elevada (POE) e o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que acompanhará os deslocamentos nos terminais de ônibus e demais regiões da cidade.

TRABALHO INTEGRADO – O policiamento em função do jogo será coordenado pelo 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM, e contará com o apoio do 12º BPM, 20º BPM e 23º BPM, além do Regimento de Polícia Montada, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) da Polícia Militar. Também participam a Guarda Municipal, a Urbs (Urbanização de Curitiba), Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), Juizado Especial Criminal, Ministério Público, Poder Judiciário e a Polícia Civil.