A temporada de caça por roupas de inverno está aberta com a chegada de dias de frio intenso, para a alegria dos lojistas de Curitiba. Com os últimos dias de frio, o movimento nas lojas de roupas aumentou consideravelmente, e a expectativa é que dias ainda melhores estão por vir. É que com o enfraquecimento do fenômeno El Niño, que gerou aumento na temperatura e mais chuvas no Paraná em 2015, a previsão é de ondas mais intensas de frio neste ano, resultando em um inverno rigoroso.

De acordo com empresários, a procura por produtos de inverno começa em fevereiro, mas agora começa a aumentar consideravelmente, aproximando-se do pico — a tendência é que até julho as peças de inverno estejam em alta no mercado. Embora afirmem não ser possível estimar ainda como serão as vendas, a expectativa é de que 2016 seja um ano melhor do que foi 2015, ao menos durante a época de frio.

Está bem ruim este ano, bem fraco. É o pior dos últimos anos, sem dúvida, afirma Álvaro Luiz Gulinovski, gerente da Loja Santo Antônio, que possui duas unidades, uma no Água Verde, outra no Portão. Mas já começou a dar um agitozinho por causa do inverno. Ontem, assim que abrimos a loja, vendemos duas ceroulas. Hoje já saiu casaco, sobretudo, moletom. Se estiver frio, vende bastante. Se continuar frio, conseguiremos vender ainda mais, complementa.

Essa época de frio, inclusive, seria uma das melhores para o setor segundo Álvaro, ao lado do Natal. E neste ano deve ser ainda melhor, já que em breve se comemora o Dia das Mães. A demanda começou há cerca de dois meses, mas agora está aumentando. O pessoal vai muito na necessidade, está acabando aquilo de comprar antecipadamente, aponta Danilo Flores, sócio-proprietário da CWB Outlet.

Segundo Flores, nesta época do ano o que sai muito são os produtos top. Na comparação com as peças de inverno, no entanto, há um aumento no preço. No inverno, o que sai muito são os produtos que chamamos de top, que é a parte de cima: jaqueta, moletom, suéter, casaco. Camiseta diminui a venda e bermuda nem colocamos, finaliza.