MARIANA HAUBERT, DÉBORA ÁLVARES E LEANDRO COLON BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Em uma sessão tumultuada da comissão especial do impeachment no Senado, nesta quinta-feira (28) a professora e advogada Janaína Paschoal, uma das autoras da denúncia contra a presidente Dilma Rousseff, rejeitou a pecha de ser “tucana” e defendeu que o Senado analise a denúncia original, que inclui, além das pedaladas fiscais e dos decretos orçamentários, questões relacionadas às investigações da Lava Jato.

“Peço para que olhem para os três pilares, porque cada um tem de sobra crime de responsabilidade e crime comum. Espero que tenham a paz de espírito e soberania para se debruçar sobre a denúncia inteira. Vossas Excelências têm soberania para isso”, disse aos senadores.

De acordo com Janaína, a presidente tem a prática de “passar a mão na cabeça de gente enrolada”. A advogada disse ainda, em resposta ao relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que o processo é primeiramente jurídico, uma vez que, não importasse o tamanho da crise do ponto de vista econômico e político, “não justificaria impeachment”. “Por isso pegamos um trabalho seríssimo do TCU (Tribunal de Contas da União) e da Lava Jato”, afirmou.

Segundo ela, o pedido é de “natureza mista”. “Não é porque são os motivos jurídicos que justificam, mas porque essa Casa que faz o julgamento, também é político.” Janaína criticou o governo por ter deslegitimado o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) quando ele aceitou a denúncia, em dezembro do ano passado, mas ter acatado a restrição imposta pelo peemedebista ao processo quando ele retirou do caso os trechos sobre o petrolão por considerar que não havia indícios suficientes do envolvimento da presidente. “Acho graça quando ouço o governo dizendo que nosso processo é golpe porque ele foi recebido por Eduardo Cunha. Agora estão se apegando a unhas e dentes sobre a primeira manifestação do homem. Agora pergunto: ele tem legitimidade ou não tem?”, questionou.

No início de sua fala, a advogada foi questionada diversas vezes pelos senadores por ter falado sobre temas que não estavam na denúncia analisada pelo Senado. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) saiu em sua defesa e disse que ela poderia falar sobre o trecho que quisesse. Ela afirmou também que o processo de impeachment “não tem nada de partidário” e disse ter “mágoa” do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) porque ele demorou para apoiar a denúncia contra a presidente Dilma.

Ela negou ter trabalhado com ele no Ministério da Justiça e diz que precisa “esclarecer os fatos” porque tem sido acusada de “ser tucana”. “A oposição abraçou o pedido só depois. E essa oposição do PSDB é fraca. Vejam pela minha personalidade se eu sou fraca. Eu tenho que dar esse esclarecimento à nação porque foi a sociedade que pagou a minha passagem”, disse. Janaína também pediu desculpas por estar gripada mas fez uma ressalva: “eu não tenho gripe suína”.

Durante o seu discurso, a advogada chegou a se emocionar ao defender a Constituição. “Quero que as criancinhas, os brasileirinhos, que eles acreditem que vale a pena lutar por esse livro sagrado, que o PT não assinou. Por isso que eles falam em golpe. Eles nunca reconheceram a Constituição Federal”, disse.

A advogada afirmou que reportagens sobre repasses de recursos, sob sigilo, para Cuba, Venezuela e Angola, chamaram sua atenção e, desde então, ela começou a apurar o caso, chegando às informações de que eles tinham relação com as investigação da Lava Jato. “Olha que coisa estranha. O dinheiro que foi mandado para ditaduras obscuras e pouco amigas voltaram para o petrolão”, afirmou. “Eu podia ter visto tudo isso e ficar calada, Excelências? Eu estudei, eu entendi tudo o que estava lendo. Tenho pavor de me omitir. Eu tinha a obrigação moral de trazer isso ao conhecimento de vocês que são os juízes da causa. Como eu ia dormir com isso, sabendo que está cheio de gente humildade sendo condenada?”, afirmou.

Janaína também afirmou que, após os protestos de 2013, ela teve vontade de escrever uma carta para Dilma para que ele não ouvisse mais os marqueteiros e disse que se sensibilizou quando a presidente contou ter tido vontade de ser bailarina. “Ela é uma mulher firme, de alma sensível, mas a bailarina se perdeu”.