Nesta época em que se encontra aberto o prazo para apresentação da Declaração de Imposto de Renda, cujo prazo final se encerra hoje (29/4), mais uma vez, estão circulando e-mail falsos em nome da Receita Federal.

A Receita Federal alerta que se trata de mensagem maliciosa com a finalidade de obter dados de contribuinte para fins escusos.

A Receita Federal não envia e-mail aos contribuintes e a apresentação da declaração se dá única e exclusivamente pelos meios já tradicionalmente conhecidos pelos contribuintes, quais sejam:

1)        Programa Gerador da Declaração, que deve ser baixado no sítio da RFB, no endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/

2)        Fazer Declaração, para equipamentos móveis (tablets e smartphones) os quais se encontram disponíveis na Loja Google Play (sistema Andróid) e APP-Store (Sistema iOS)

A Receita Federal alerta ainda que antes de encerrado o prazo para apresentação da declaração a Receita Federal não realiza qualquer procedimento para verificação do cumprimento espontânea da obrigação, até porque, o prazo ainda se encontra em aberto.

A constatação se ocorreu ou não a falta da apresentação da declaração se dá em momento posterior e o contribuinte será intimado mediante aviso encaminhado com AR e a declaração deverá, se for o caso, apresentada exclusivamente através do Programa Gerador de Declaração, disponível o sitio da Receita, como citado acima.

A mensagem falsa que está circulando hoje é a seguinte:

  *ATENÇÃO: ESTE E-MAIL FOI GERADO AUTOMATICAMENTE, FAVOR NÃO RESPONDE-LÔ.
Prezado(a) Contribuinte:
Até o momento não consta em nossos sistemas a declaração do imposto de renda referente ao ano base 2015 exercício 2016. Solicitamos por gentileza que V.S.ª, efetue o preenchimento do Formulário Eletrônico do IRPF 2016, através do link fornecido abaixo.
Salientamos ainda que, o não preenchimento no prazo de 24 horas, implicará no bloqueio de seu CPF e enquadramento como Pendente de Regularização, podendo bloquear todas as suas Contas Correntes e/ou Poupanças, como também o bloqueio de Investimentos.
Solicitamos a máxima atenção a este comunicado, pois nosso sistema é notificado quanto ao recebimento deste e-mail, e estamos entrando em contato através do e-mail fornecido em suas Declarações de Imposto de Renda anteriores.
Baixe aqui o Receitanet para transmitir pela internet a declaração elaborada no programa do IRPF 2016.
http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/receitanet/Receitanet-1.07.zip
Atenciosamente,
Receita Federal
Para pedir informações, solicitar esclarecimentos ou tirar dúvidas relativas a tributos e contribuições federais, por gentileza, dirija-se ao Fale Conosco.
 
  
Cód. Contribuinte: 120415