SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos 15 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas durante bombardeios realizados nesta sexta-feira (20) por grupos rebeldes em zona controlada pelo governo, em Aleppo, na Síria. De acordo com a rede estatal Sana e fontes ouvidas pela Reuters, a ofensiva aérea atingiu uma mesquita e uma clínica médica.
Tambem nesta sexta (29), o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que uma criança morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas durante ataque aéreo em zonas controladas por rebeldes na cidade.
Os ataques ocorreram no mesmo dia em que o Exército do país anunciou um “regime de silêncio” para “assegurar a interrupção das hostilidades”.
No pronunciamento transmitido pela televisão estatal, contudo, não houve menção aos ataques em Aleppo nem explicações sobre quais ações seriam tomadas pelo regime. As medidas entrarão em vigor durante 24 horas em Damasco e arredores e por 72 horas na província de Latakia.
A última tentativa de cessar-fogo entre rebeldes e governo, em 27 de fevereiro, ficou marcada por sucessivas violações.
Nos últimos setes dias, incursões aéreas em zonas controladas por rebeldes em Aleppo mataram 123 civis, incluindo 18 crianças, de acordo com números do Observatório. Outros oito civis -entre eles três crianças- morreram em um bombardeio do governo contra áreas da cidade que não estão sob seu controle.
No mesmo período, bombardeios de rebeldes em zonas da cidade comandadas pelo governo mataram 71 civis, incluindo 13 crianças.