LUCIANA DYNIEWICZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A medida cautelar que proibia a realização de qualquer balada na cidade de Buenos Aires caiu no início da noite desta sexta-feira (29), horas depois de ser aprovada pela Justiça.
A decisão que vetava qualquer “atividade comercial de dança com música ao vivo ou gravada” havia sido publicado pela manhã.
A prefeitura da capital argentina se comprometeu com a Justiça a não dar permissões para grandes eventos de música eletrônica, como a festa Time Warp, em que cinco pessoas morreram por ingestão de drogas em 16 de abril.
O executivo também deverá apresentar, dentro de cinco dias, um informe sobre as fiscalizações de casas noturnas feitas em abril.
Na avaliação do juiz Roberto Gallardo, existe um “quadro de impunidade e inexistência de controle estatal em relação às atividades noturnas”.
O magistrado afirmou ainda que, “depois de mais de dez dias [da festa em que morreram os jovens], o governo não adotou nenhuma medida que contribua de forma concreta para prevenir ou evitar que fatos como o ocorrido se repitam”.
Na última segunda-feira (25), a Prefeitura já havia anunciado que não autorizaria a realização de festas de música eletrônica até que fosse aprovada uma lei que obriga os organizadores dos eventos a adotarem medidas de prevenção.
Entre as ações previstas no projeto de lei, está a distribuição de folhetos sobre o uso abusivo de drogas.
Além dos cinco mortos, outras cinco pessoas foram internadas após a rave de 16 de abril em estado grave. Um deles teve alta nesta semana e os outros quatro permanecem em unidades de tratamento intensivo.