SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-prefeito de Londres Ken Livingstone pediu desculpas neste sábado (30) por ter causado furor com seus comentários de que Adolf Hitler apoiou o sionismo. Ele ressaltou, contudo, que não se arrepende de ter feito as declarações, que considera verdadeiras.
O Partido Trabalhista britânico, principal força de oposição ao governo de David Cameron, anunciou nesta quinta-feira (28) a suspensão de Livingstone por suas declarações.
Em entrevista à rádio BBC, Livingstone afirmou que “Hitler apoiou o sionismo antes de enlouquecer e matar seis milhões de judeus”.
O político estava defendendo a deputada trabalhista Naz Shah, que foi suspensa na quarta (27) por ter compartilhado, em 2014, no Facebook, um gráfico que mostrava o contorno de Israel sobreposto a um mapa dos EUA com o título “Solução para o conflito Israel-Palestina: transferir Israel para os EUA”.
Neste sábado, o ex-prefeito afirmou que ele apenas ressaltou o fato de que Hitler tem sido citado por seus inimigos políticos para causar confusão.
“Lamento verdadeiramente ter dito porque isso causou toda essa história”, disse Livingstone à rádio LBC.
Ele disse que o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, já se expressara de forma similar e acrescentou: “nunca me arrependo de dizer a verdade”.
A polêmica preocupa o Partido Trabalhista às vésperas das eleições regionais, marcadas para a próxima quinta-feira (5), que incluem a Prefeitura de Londres.
Livingstone foi prefeito da capital britânica entre 2000 e 2008.