SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Rússia afirmou neste domingo (1º) que há negociações para incluir Aleppo no regime temporário de trégua decretado pelo Exército sírio em algumas partes do oeste do país. O anúncio é um sinal dos esforços internacionais para conter a violência na cidade que já foi a capital comercial da Síria.
Os EUA disseram que interromper os confrontos sangrentos em Aleppo, centro de uma escalada de violência que minou um acordo mais amplo de trégua e as conversas de paz em Genebra, é prioritário nos esforços internacionais para encerrar a guerra civil que se arrasta no país desde 2011.
Quase dez dias de bombardeios das forças do governo e dos insurgentes mataram mais de 250 pessoas em Aleppo, segundo grupos de monitoramento do conflito.
O anúncio das negociações foi feito pela agência de notícias Interfax, que cita fontes do governo. Ela não diz, contudo, quem estaria responsável pela negociação.
A trégua parcial está sob efeito em Damasco por mais 24 horas e na Província Latakia até segunda-feira.
Diversos grupos rebeldes, contudo, rejeitaram o “regime de calma” nas duas regiões, alegando que qualquer medida do tipo deve incluir áreas onde há confrontos entre governo e oposição.
Neste domingo, o Papa Francisco pediu a todas as partes envolvidas no conflito na Síria que respeitem o cessar-fogo e expressou sua dor profunda ante os combatem que prosseguem, principalmente em Aleppo.