SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A USP realiza em julho a 12ª edição do Encontro USP-Escola, evento que busca reunir professores da rede básica para cursos, palestras e debates sobre informações científicas e educacionais. A participação é gratuita.
As inscrições serão abertas no dia 9 de maio e a programação vai ocorrer entre 18 a 22 de julho, das 8h30 às 17h. Os interessados devem acessar o seguinte endereço: portal.if.usp.br/ extensao/pt-br/12o-encontro-usp-escola-descrição-dos-cursos.
Organizado pelo Instituto de Física da USP, o encontro deste ano terá 17 cursos em áreas como microscopia, eletroquímica, história da arte e produção de textos. São esperados entre 300 e 400 professores.
Segundo a coordenadora do encontro, professora Vera Bohomoletz Henriques, o encontro ocorre desde 2011 e mais de 70% dos participantes são docentes da rede estadual de São Paulo. ‘A gente percebe que os cursos têm interesse porque os professores que já participaram voltam e trazem colegas, escolhem temas de interesse da escola‘, diz ela.
Os cursos terão carga horária de 30 horas, fora os debates e oficinas. “A educação básica está em um momento de grande desafio na era da informação, porque o papel do professor mudou nesse contexto. As pesquisas mostram que o aprendizado é muito mais eficiente se o estudante participa, faz hipótese, e o encontro faz esse debate”, explica Vera.
A programação completa ainda será fechada nos próximos dias.