O prefeito de Japira, Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos (PSDB), teve o mandato cassado nesta semana. E ontem assumiu seu sucesso, o vice-prefeito e seu irmão, Luiz Cláudio de Oliveira Santos (SD), que é delegado de polaícia aposentado. Conhecido como Capotão, Luiz Cláudio tomou possem em solenidade realizada ontem na Câmara Muanicipal da cidade do Norte Pioneiro. O relacionamento entre os dois irmãos, no entanto, não é bom, tanto que eles estão rompidos.

Segundo informações do portal BondeNews, Rony perdeu o mandado após transitar em julgado um processo que o condenou por improbidade administrativa. Prefeito de Japira entre 1997 e 2004 (dois mandatos), o tucano teve as contas de 2002 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Foram 10 anos com o processo correndo, entre sentenças e recursos. Na última semana, o recurso final do tucano foi negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde 2014, porém, os dois irmão não mantém relações. Quando o mandato de Rony teve início, os dois eram aliados. Agora, Capotão acusa-o de ser o culpado pela “grave” situação financeira do município. Em entrevista à Folha de Londrina, não quis revelar o motivo das desavenças, mas acusou o irmão.

“As dívidas somam mais de R$ 1,5 milhão”, contabilizou. “Isso se deve à má gestão. Vamos apurar o que aconteceu”, afirmou.

Restando oito meses para o fim do mandato, Capotão afirmou que priorizará a renegociação com credores e garantiu que todas as dívidas serão colocadas em dia. Além disso, adiantou que irá trocar oito secretários.