As tintas de uso infantil, como têmperas guaches e aquarelas e pinturas a dedo, pertencem ao universo lúdico e são amplamente utilizadas nas atividades pedagógicas diárias e em muitas brincadeiras em casa. Elas são produtos hipoalergênicos e atóxicos, que fazem parte dos kits destinados a crianças em idade pré-escolar visando principalmente o desenvolvimento da percepção tátil e da coordenação motora.
Visando avaliar se os produtos do mercado oferecem algum risco à saúde das crianças, o Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) analisou em laboratório a concentração de chumbo presente em sete marcas: quatro de Têmpera Guache (Giotto, Maped, Maripel e Tris) e três de pintura a dedo (Acrilex, Faber-Castell e Tintex). Todas estavam conformes, dentro do limite máximo de 0,06% (seis centésimos por cento), de chumbo, em peso.

Uma preocupação constante com as tintas de uso infantil é a ocorrência de chumbo. A presença desse metal pesado na composição representa um alto risco à saúde de seus usuários por envenenamento. Pode comprometer o aprendizado, causar hipertensão e até convulsões. Os resultados revelaram uma tendência de conformidade, conforme determina a Lei 11.762/2008, diz Isabela Alves, responsável pela Análise.
O estudo é fruto de um acordo estabelecido com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). As análises realizadas estão em harmonia com a Aliança Global para a Eliminação da Tinta com Chumbo (GAELP), uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cujo objetivo é evitar a exposição de crianças a tintas contendo chumbo e minimizar a exposição de pintores e outros usuários a este produto.
O propósito é reduzir progressivamente a produção e venda de tintas que contêm chumbo e, finalmente, eliminar os riscos de contaminação por esse tipo de metal pesado.

De acordo com o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, no ano de 2013, mais de 4,8 milhões de crianças foram matriculadas na Pré-Escola em todo território nacional, considerando vagas oferecidas no sistema público e privado. Em 2015, só na rede pública foram matriculadas aproximadamente 3,7 milhões de crianças.