Assim como o forte calor que marcou o primeiro mês do outono, o frio intenso da semana passada deve ser passageiro. “Desfeito o bloqueio atmosférico que dificultou a progressão das frentes frias ou quentes sobre parte do Sul e do Sudeste do país, uma primeira massa de ar frio conseguiu movimentar-se pelo continente, resultando na queda das temperaturas verificada nos últimos dias”, afirma o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.
Tudo indica que a estação apresentará comportamento dentro da média no que se refere a temperaturas e chuvas. O fenômeno climático El Niño deve permanecer ativo até junho.
Hoje, as temperaturas começam a se elevar no interior. No Noroeste e Oeste, os termômetros devepodem chegar aos 28ºC. Em Curitiba, por causa da cobertura de nuvens, a máxima deve ser de 20ºC e a mínima de 11ºC. Nos próximos dias a tendência é de alta gradativa dos valores, mas nas partes mais ao Sul o clima fica ameno.
Desde que foi lançado em 1995, o serviço Alerta Geada destaca-se por seu alto grau de confiabilidade, pois nunca errou uma previsão. Por esse motivo, tornou-se referência nacional e internacional para a Sociedade Brasileira de Meteorologia e a International Society for Agricultural Meteorology.