Com tantos destinos turísticos sendo cortados nos planos de quem pretende viajar – mesmo no Brasil, com mosquitos e suas doenças e outros males que nos assolam – o mundo ficou menor. Em compensação, lugares antes inacessíveis por guerras internas ou novas invasões colonianistas, despontam como a nova moda para os viajantes.

O Perú está aproveitando a deixa, para fazer promoções e eventos no nosso país. O recente World Travel Market Latin America – WTM-LA -, que aconteceu em São Paulo, teve a presença de Magali Silva Valverde-Álvarez, ministra do Comércio Exterior e Turismo do Perú (Mincetur) e Presidente do Conselho Diretivo da Promperú, que declarou o potencial de negócios na feira internacional realizada na capital paulista: 20 milhões de dólares.

No Brasil é Milagros Uchoa quem se responsabiliza pela promoção, através do Escritório Comercial do Perú baseado em São Paulo. E em Curitiba, foi Terezinha Ferreira, que atende aos negócios da Flot Operadora, quem organizou um coquetel em torno das programações para a temporada no país vizinho. Com 31 anos de história, dirigida por José Eduardo Barbosa, a Flot está no mercado desde 1984 e sempre promoveu roteiros para o Peru.

Fotos: Divulgação

JW Marriott “El Convento Cusco”, instalado em antigo mosteiro, é um dos melhores hotéis das Américas

A Flot atende a quatro grupos de clientes: o idoso, principal consumidor, seguido dos chamados maduros, que têm tempo livre, procuram novas experiências e gostam do apoio de assessores profissionais. A geração X é de casais com filhos pequenos, sempre procurando a melhor relação custo-benefício, que privilegia viagens com menos antecedência, e a geração Y, gente jovem de corpo e mente, que procura diversão, tecnologia, novidades em roteiros e, claro, hi-fi grátis.

Os pacotes super-econômicos e com facilidades de pagamentos da Flot são novidades sempre, atendendo a todos os gostos e orçamentos e destacando roteiros como Cancún (México), Buenos Aires (Argentina), Peru.


Do grupo Aranwa, o Sacred Valley Hotel & Wellness é opção de luxo e conforto no Vale Sagrado

TESOUROS ESCONDIDOS
Cusco e Machu Picchu são pura mágica; Linhas de Nasca, puro mistério; Laguna Huacachina, pura aventura e os hotéis, puro luxo. Com 12 lugares reconhecidos Patrimônio da Humanidade pela Unesco ( oito culturais, dois materiais e dois mistos), o Peru oferece diversidade de atrativos: danças, música, peregrinações, festas folclóricas e religiosas, arte têxtil. Seis de suas experiências tradicionais fazem parte da relação de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Qhapaq Ñan – O Grande Caminho, em quéchua, é um complexo sistema viário com caminhos pré-incaicos e incaicos que, no século XV, permitia aos incas a circulação de produtos e informações. Desde Cusco eram administrados territórios distantes milhares de quilômetros; Ica é feita de dunas e imenso deserto, com as famosas Linhas de Nasca. Ica está na costa central do país e tem 21.305 quilômetros quadrados. O Peru é terra de vales, sol, praias e reservas naturais. O povo místico tem como tradição o vinho, o pisco e a música com influências africanas.


No Lago Titicaca, o mais extenso da América do Sul, é o maior lago navegável mais alto do mundo e tem 80 ilhas naturais e casas em ilhas flutuantes

Cusco, com seus muros e palácios de pedra construídos pelos Incas, mostram a colossal arquitetura da capital de Tahuantinsuyo. Os espanhóis se apropriaram da região e usaram as bases de pedra incaicas para erguerem igrejas, conventos e mansões. Cusco foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1983. A combinação de cultura andina e espanhola resultou na Escola Cusquenha. Hoje o bairro de San Blas – no passado dos incas era chamado de Toqokachi – continua cultivando o artesanato e a arte da pintura, escultura e trabalhos em madeira esculpida.

Machu Picchu é cidade inca, construída no alto de uma montanha, no meio do nada, desafiando quem tenta desvendar os segredos da civilização que ergueu monumentos com imensos blocos de pedra, sem utilizar cimento, apenas sobrepondo as peças. Alguns pesquisadores apontam sua construção no século XV, com ordens do inca Pachacútec. Uns dizem que foi um santuário, outros, importante centro político, religioso e administrativo. Desde 1983 é Patrimônio da Humanidade.


Os animais símbolo do Peru são os camelídeos lhama e alpaca (domesticados) e guanaco e vicunha (não domesticados)

O Complexo Arqueológico de Chavín remonta à cultura Chavín, dos mais importantes da época pré-incaica, que vai de 1.500 antes de Cristo até 300 depois de Cristo. Fica nos Andes centrais e foi um centro cerimonial importante, ao qual se deslocavam peregrinos de diferentes regiões. Destaques para a Pirâmide de Tello, a Praça Circular, a Praça Retangular, Plataformas Norte e Sul Norte, Cabeças de Pedra, Templo Novo e Templo Velho.

Nas galerias internas está o Lanzón, monolito esculpido sobre uma pedra em forma de lança, representando a divindade suprema. É Patrimônio Mundial desde 1985. O Parque Nacional de Huascarán Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, destaca a Cordilheira Branca, lagoas de origem glaciar e variedade de flora e fauna andina. Seus picos nevados tropicais são os mais elevados do mundo.

O Huascalán tem 6.768 metros acima do nível do mar. Destino perfeito para quem pratica esportes de alta montanha e aprecia a natureza. É Reserva da Biosfera desde 1977 e Patrimônio Natural da Humanidade desde 1985. Quem pratica escalada vai gostar de descobrir as paredes rochosas da Esfinge e Llaca. Os picos mais importantes para escalada são Vallunarajn, Pisco, Ishinca, Huascarán, Chopicalqui, Alpamayo. Há muitas rotas para mountain bike. Para o turismo de aventura é necessário contratar agência autorizada e guia credenciado.

A zona arqueológica de Chan Chan é a maior cidade de barro da América pré-colombiana. Há quem afirme que lá viveram mais de cem mil pessoas, entre os anos 850 e 1470 depois de Cristo. É um complexo de dez cidades amuralhadas, canais, cemitérios, pirâmides. Foi capital do reino Chimú, cultura pré-incaica que se expandiu pela costa norte. É Patrimônio Mundial desde 1986.


Na capital inca, Cusco fica 3.399 metros acima do nível do mar e a Plaza de Armas corresponde à praça central do Império Inca, haucypata

O Parque Nacional de Manu protege uma das zonas mais importantes do planeta em termos de diversidade de espécies biológicas. São vários ecossistemas, desde punas geladas acima de 4 mil metros sobre o nível do mar, a lagos de neblina em floresta aberta e floresta tropical. Grande parte do parque é território indígena, com diferentes comunidades. Manu fica entre os departamentos de Cusco e Madre de Dios, sudoeste do Perú. É excelente opção para turismo de natureza e observação da flora e fauna: foram registrados mais de 4.300 variedades de plantas, 1.000 espécies de aves, 350 de mamíferos, anfíbios e serpentes. E mais de 1.300 espécies de borboletas. É Patrimônio Mundial desde 1987.

Nasca, nos Pampas de Jumana, tem formas geométricas, animais, antropomorfos, plantas. São melhor apreciados vistos do alto, com sobrevoos em pequenos aviões. Continuam a desafiar explicações e mantém seus mistérios por 2 mil anos. Nem o tempo, nem o vento forte da região apagaram o legado, descoberto em 1927. Os 70 desenhos gigantescos chegam a 250 metros de diâmetros e são sulcados na terra. São a herança mais importante da cultura Nasca, que dominou o deserto da costa sul entre os anos 100 antes de Cristo e 600 depois de Cristo. Hoje a região faz parte do departamento de Ica e é Patrimônio Mundial desde 1994.

O Lago Titicaca fica entre o Peru e a Bolívia e é mais um dos mistérios do país. É o mais extenso do continente e o maior lago navegável mais alto do mundo – fica a 3.810 metros acima do mar. Ocupa uma área de 8.559 quilômetros quadrados e tem profundidade máxima de 283 metros. São 80 as suas ilhas naturais e o povo Uros, nativo da região, mantém a tradição milenar de não viver em terra firme, construindo suas casas de palha sobre ilhas flutuantes, feitas por eles com capim totora, que nasce na superfície do lago

E há mais: o Parque Nacional de Abixo, o centro histórico de Lima, o centro histórico de Arequipa, a Cidade Sagrada de Caral-Supe, que é a civilização mais antiga da América, com mais de cinco mil anos. Tão antiga quanto as civilizações da Mesopotâmia, Índia ou Egito. O Perú é assim, cultura viva, proporcionando ao visitante aventura, natureza, fascínio, tradições milenares e modernidade. Sem esquecer o luxo que fica nos hotéis.

HOTELARIA ANDINA
O luxo dos hotéis pode ser exemplificado pelo Belmond Sanctuary Lodge, em Machu Picchu, com 31 apartamentos e suítes. É o único estabelecimento no alto de Machu Picchu, a poucos minutos da cidadela inca. O Sumaq Machu Picchu Hotel fica em Águas Calientes, aos pés das montanhas que rodeiam a principal atração turística peruana, nas margens do Rio Vilcanota. É o único cinco estrelas da região de Águas Calientes e tem arquitetura inspirada na cidade perdida dos Incas, destacando la chacana, famosa cruz andina. Tem 61 quartos. O Aranwa Sacred Valley Hotel & Welness fica entre Cusco e Machu Picchu. Nos jardins passeiam lhamas e a beleza local é a do Vale Sagrado. Está nas margens do Rio Vilcanota, ocupando o espaço de uma hacienda colonial do século 19, distante apenas uma hora de Cusco. Tem 115 apartamentos , sendo 14 suítes. Entre Cusco e Machu Picchu fica o W. Marriott El Convento Cusco, considerado um dos dez melhores hotéis da América do Sul. São 153 apartamentos com banheiros revestidos de mármore, levantados sobre ruínas incas milenares de um convento do século 16. Fica no centro histórico de Cusco, perto da Praça de Armas, onde está a catedral barroca inaugurada em 1654, construção que levou um século para ser terminada. O antigo Convento de San Agostín, anexo ao hotel, é motivo de visitação.


Modernidade também está presente no Peru, país que deu ao mundo as batatas, os tomates e o milho

DESTAQUES
O Perú tem tradição de alimentos naturais com propriedades medicinais e que são cultivados há milênios. Alguns são sagrados e encontrados nas feiras: Quinoa (fonte de proteínas, aminoácidos e minerais; Sacha Inchi (rico em ômega 3); Unha-de-gato (fortificante do sistema imunológico; Maca (afrodisíaco e energético); Aguaymanto (fonte de vitaminas A e C); Yacón (contra colesterol e diabetes); Hercampuri (desintoxicante e diurético, queima gorduras); Mashua ( cura do fígado e dos rins); Kiwicha (alto nível de leucina, aminoácido essencial).

O prato nacional é o Ceviche, com peixe cru marinado no suco de limão e faz parte do Patrimônio Cultural peruano. Dizem que há mais de duas mil cevicherias servindo o prato originado no norte do Peru, criação do povo Mochica. Para provar a gastronomia peruana em Lima, procure o Astrid & Gastón, Central Restaurante, Cosme, El Mercado, La Gloria, La Plazita, Los Pescados Capitales, Osaka, Rafael, Rosa Nautica. Misturando cozinha italiana, espanhola e peruana, o Cicciolina de Cuzco fica próxima da Plaza de Armas, atrás da catedral de Cusco. Ocupa uma casa colonial e é moda na cidade. Faça reservas.

Não dá para não provar: Triangula ( chocolate peruano), Karinto Salado ( amendoim japonês), Sublime ( chocolate com amendoim e leite), ChokoSoda ( bolacha embebida no chocolate), Chifles ( salgadinho de banana desidratada), Aji peruano ( salgadinhos apimentados), El Manjar (doce de leite em saquinhos), Glacitas (biscoitos cobertos de chocolate).

Quando viajar: com menos turistas, de setembro a novembro e de março a maio. Na baixa estação (dezembro a fevereiro) é período de chuvas, prolongadas até abril nos Andes e até maio, na selva amazônica peruana. A alta estação fica entre junho e agosto, temporada mais seca, quando acontecem festivais e os turistas fazem trekking.


As roupas típicas combinam trajes indígenas, influências européias e inspiração nas roupas das espanholas

O que comprar: as roupas femininas, ultracoloridas peças sobrepostas, mostram influências do traje inca, dos vestidos europeus espanhóis e trajes das mulheres do campo. A mulher é quem domina as artes têxteis (fiação, tingimento, tecelagem, confecção). O tingimento das lãs de lhama e vicunha é feito utilizando folhas, insetos, flores. Os fixadores naturais são o sal, urina, cal e cinzas .O verde é obtido com folhas de chíllca, o cinza com folhas de eucalipto e o amarelo das flores q’olle. O marrom é da folha de qaqa sunkha e o vermelho é obtido com o inseto que vive nos cactos, a cochinilha. Rosa e roxo são uma questão de dosagem da cochinilha. O azul é da planta do índigo (anila), o mesmo que se usa para o jeans e o preto na cor natural já vem na lã da alpaca e da ovelha. O laranja é mistura de cochinilha e sal de limón, um ácido clareador.

Daí é só escolher a Juyuna, jaqueta de lã decorada na frente, usada debaixo da k’eperina, que é um xale retangular jogado nas costas e amarrado na frente, que serve para carregar crianças durante o trabalho ou levar mercadorias. Lliclla é um xale pequeno, preso pelo alfinete de segurança de prata trabalhada, o tupu. Indispensável é a pollera, saia feita em tear manual, com muitos bordados coloridos nos babados da borda (puyto). O tecido é bayeta, de lã pesada. As mulheres usam no diário de três a quatro poleras, umas sobre as outras, formando bastante volume. Em dias de festas, as poleras podem chegar ao espantoso número de 15 peças sobrepostas. Para levar a coca para mascar ou o milho do lanche, um pequeno pano retangular serve de bolsa. É o Unkuna. E não dá para esquecer o Montera, chapéu que marca a região de origem ou o vilarejo onde mora quem o uso. Uma tira bordada de miçangas serve para prender o chapéu à cabeça. No frio são usados os gorros – o Chullo – tricotados em lã de alpaca, com abas para proteger as orelhas. O primeiro chullo da criança é tricotado pelo pai. Para conhecer melhor os trajes regionais peruanos, vale visitar em Lima a coleção permanente de fotografias de Mario Testino, no MATE. O célebre fotográfo de moda nasceu na capital peruana.

O peruano Mario Vargas Llosa, autor de fama internacional e célebre pelo sucesso de seus livros sempre premiados, descreve sua terra natal assim: O Peru é um país lindo, com vasta riqueza natural e paisagens que incluem todas as manifestações da natureza americana. Por outro lado, sua história milenar continua viva em monumentos deslumbrantes como Machu Picchu. Para saber mais sobre o país que fica no lado Pacífico do continente sul americano, acesse www.promperu.gob.pe