Uma pesquisa feita pela Catho, site de empregos líder no país, e a consultoria iSocial, revelou que 35% dos profissionais de RH nunca entrevistaram um profissional com algum tipo de deficiência.

Embora tenha diminuído em relação à edição anterior do estudo, quando 51% dos profissionais de RH disseram nunca ter entrevistado um PcD, o percentual continua em um patamar elevado e indica que a contratação de pessoas com deficiência possivelmente não é uma realidade em boa parte das empresas brasileiras.

Quando questionados sobre a capacidade de realizar um recrutamento ou seleção de um profissional com deficiência, 41% dos profissionais de RH disseram que se sentem parcialmente preparados para realizar o processo seletivo. Esse número subiu 2 pontos percentuais em relação à edição anterior do estudo.

A pesquisa da Catho e da iSocial também indica que 4% dos profissionais se consideram inaptos em realizar o recrutamento. Já 9% e 34% se consideram levemente preparados e quase totalmente capazes de realizar a seleção, nessa ordem. Os dados apontam que somente 12% dos profissionais de recursos humanos se sentem totalmente capazes para a contratação de PcDs. Os números sugerem uma melhora no cenário, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.


Rápida

Estágios

De acordo com uma pesquisa da Companhia de Estágios que contou com mais de 1.700 entrevistados em todas as regiões do país, 62,8% dos candidatos à vagas de estágio têm como maior expectativa o aprendizado profissional. Apenas 3,2% deles apontam a remuneração como principal objetivo no programa de estágio.