A sinalização turística da cidade está sendo reforçada. Está programada a instalação de 120 placas viárias e outras 70 placas destinadas a roteiros para pedestres, com custo total de R$ 1.347.238,35, em recursos provenientes do Ministério do Turismo. No valor estão incluídos a confecção e a implantação das placas, de acordo com as normas do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, e toda a estrutura de suporte. Neste primeiro momento, 39 placas viárias e uma placa para pedestre foram instaladas na região central e vão melhorar a mobilidade de visitantes e turistas a procura dos locais de visitação da cidade.

As placas viárias e para pedestres são bilíngues, com informações em português e inglês. No entanto, somente as placas viárias contam com pictogramas, ilustrações que representam cada ponto turístico. Todas seguem o mesmo modelo de formato e cor adotados em 2006, quando foram instaladas as primeiras placas de sinalização turística na cidade. Naquela ocasião, foram 145 placas que indicavam apenas cinco atrativos de Curitiba: Jardim Botânico, Parque Tanguá, Ópera de Arame, Centro Histórico e Santa Felicidade.

Desta vez, o projeto é mais abrangente. As novas placas viárias vão indicar a localização de 38 atrações turísticas, três estádios de futebol e quatro espaços para eventos e estarão espalhadas por toda a cidade. Para facilitar a identificação pelos visitantes, as placas e suportes foram distribuídos ao longo de cinco rotas de turismo, cujo ponto de convergência é a Praça Tiradentes, Marco Zero da cidade.

Quando finalizado o processo de sinalização, a rota 1 terá extensão de 12,4 quilômetros e abrangerá 17 placas de sinalização. A rota 2 contará 20 quilômetros de extensão e 27 placas. A rota 3 com 17,5 quilômetros de extensão e 27 placas; a rota 4 com 40 quilômetros de extensão e 31 placas e, finalmente, a rota 5 com 29 quilômetros de extensão e 18 placas de sinalização. 

Instalar uma nova sinalização turística em Curitiba, depois de 10 anos, é importante para contribuir com a receptividade do município. Estamos proporcionando informação e orientação aos habitantes e visitantes. A sinalização revela as características da cidade e proporciona variadas opções de roteiros e usos das atrações. Isso contribui para a valorização, conservação e divulgação da localidade, com enfoque educacional, tornando-se um valioso recurso para o desenvolvimento do turismo, comentou o presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caíque Ferrante.

 

Pedestre

As placas indicativas para o roteiro para pedestres serão instaladas em uma distância bem menos abrangente: 1,8 quilômetros de raio a partir da Praça 19 de Dezembro e que tem como extremos o Bosque João Paulo II (ao norte) e Rodoviária (ao sul). As 70 placas vão indicar os 47 pontos de visitação turístico-culturais, como praças, igrejas, museus, teatros, existentes nesse percurso.

A iniciativa de sinalização com placas para um roteiro para pedestres é inédita em Curitiba. Anteriormente foi realizada apenas a Linha Pinhão na qual o interessado deveria seguir uma linha vermelha pintada no calçamento e acompanhar as informações por meio de um folder explicativo.  

 

Pontos turísticos sinalizados

Rota Viária 1 – Partindo da Praça Tiradentes sentido Travessa Tobias de Macedo : Paço da Liberdade, Teatro Guaíra, Capela Santa Maria, Museu do Expedicionário, Estádio Couto Pereira, Boque Portugal, Bosque Capão da Imbuia e Centro Turístico-Cultural Vilinha.

Rota Viária 2 –  Partindo da Praça Tiradentes sentido Travessa Tobias de Macedo: Memorial Árabe, Passeio Público, Bosque do Papa, Museu Oscar Niemeyer, Parque São Lourenço, Parque Barreirinha, Parque Nascentes do Belém, Parque General Itiberê de Matos, Parque Natural do Atuba e Museu Egípcio.

Rota Viária 3 – Partindo da Praça Tiradentes em direção a Rua Cândido Lopes: Museu Paranaense, Rua 24 horas, Praça Espanha, Parque Barigui, Torre Panorâmica, Bosque Alemão, Casa dos Contos, Bosque São Cristovão, Bosque Gutierrez, Bosque Zaninelli e Parque Tingui. 

Rota Viária 4 – Partindo da Praça Tiradentes em direção a Rua Cândido Lopes: Centro de Convenções de Curitiba, Praça do Japão, Fonte de Jerusalém, Museu Ferroviário, Mercado Municipal, Estádio Durival Britto e Silva, Estádio Joaquim Américo, Teatro Paiol, Marumby Expo Center, Parque Lago Azul,  Bosque Reinhard Maack e Zoológico.

Rota Viária 5 – Partindo da Praça Tiradentes em direção a Rua Cândido Lopes:  Expo Renault Barigui, Parque Passaúna, Parque dos Tropeiros, Parque Cambuí, Expo Unimed Curitiba.