Prefeitos das cidades nas quais haverá revezamento da tocha olímpica se reunirão no Palácio Iguaçu nesta quarta, dia 4 Os prefeitos dos 22 municípios do Paraná nos quais haverá o revezamento da tocha olímpica se reunirão na sala GGI do Palácio Iguaçu às 9h desta quarta-feira (dia 4).

Liderados pelo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, eles vão detalhar as ações que desenvolverão nas suas cidades – com o apoio do Governo do Estado – para receber a tocha, um dos eventos prévios dos Jogos Olímpicos do Brasil.

A tocha olímpica será trazida ao Paraná em dois momentos. Inicialmente, será levada para Londrina, no dia 28 de junho, onde pernoitará. Depois, será conduzida para Arapongas, Maringá, Campo Mourão, Cascavel (onde também pernoitará), Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, Foz do Iguaçu (com pernoite), Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco (onde pernoitará), encerrando a primeira etapa, em 2 de julho.

Depois, será levada para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

A tocha olímpica será reconduzida ao Paraná no dia 14 de julho, em São José dos Pinhais. Depois, passa por Curitiba (onde pernoitará), Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (com pernoite) e Castro (em 16 de julho).

Nestas cidades, a tocha será conduzida por atletas, pessoas que se destacam no municípios e convidados dos patrocinadores. Comitê de Integração As atividades serão geridas pelo Comitê de Integração e Cooperação, que será anunciado amanhã e terá a coordenação do secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício.

Do grupo fazem parte cinco secretarias estaduais, três empresas públicas (Copel Sanepar e Compagás) e três autarquias do Paraná (Paranaturismo, Emater e Instituto de Pesquisa e Esporte). Será o primeiro diálogo que prefeituras e governo terão para tratar deste evento tão importante para ao esporte, o Brasil e o Paraná, diz o presidente da AMP, Ricardo Ortina.

O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, explicou que, em cada uma das 22 cidades, foram criados comitês locais formados por um responsável e um núcleo de trabalho. O Estado vai atuar reforçando e garantindo apoio às programações locais das prefeituras, disse Gimenes.