SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Resolvido o mistério do “desaparecimento” do Radiohead da internet: como muitos imaginavam, tratava-se de uma ação de marketing do novo disco da banda britânica.
Bem, não exatamente do disco inteiro, mas do primeiro single, lançado nesta terça-feira (3).
“Burn the witch”, que acompanha um clipe de animação, mostra o retorno da voz melancólica de Thom Yorke, dessa vez conduzida por toques orquestrais, que revelam certo experimentalismo no novo trabalho do grupo.
O lançamento do novo disco é cercado de mistério e expectativa, após cinco anos sem novos álbuns da banda -o último, “The King of Limbs”, saiu na internet em fevereiro de 2011, um dia antes da data prevista.
No domingo (1º), o Radiohead, adepto de estratégias impactantes de divulgação, deletou todas as marcas de sua presença na internet: ficaram em branco as páginas do Twitter, Facebook, Google+ e até mesmo o site oficial.
O mistério do desaparecimento começou um dia depois de alguns fãs receberem flyers com os versos “Sing a song sixpence that goes/ Burn the Witch/ We know where you live” (cante uma canção de seis centavos/ queime a bruxa/ sabemos onde você mora).
Nesta terça, horas antes do lançamento do single, três vídeos curtos da animação apareceram na página do grupo no Instagram.
No próximo dia 20, a banda iniciará sua nova turnê -a primeira desde 2012-, que tem shows na Holanda, França, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e México.
Os roqueiros britânicos também estarão em oito festivais, entre eles, Primavera Sound, em Barcelona, Summer Sonic, no Japão, e a edição europeia do Lollapalooza, em Berlim.
Ingressos para as principais apresentações esgotaram em minutos.