Das 65 cidades paranaenses que já atingiram índices de epidemia de dengue, pelo menos 34 registram uma tendência significativa de queda no número de casos nas últimas cinco semanas. Entre elas estão Londrina e Maringá. Além disso, 13 desses municípios sequer tiveram casos confirmados autóctones neste período, o que revela o controle da doença.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, as estatísticas mostram que a atuação conjunta do poder público e da comunidade está dando resultado. Eliminar a água parada é a melhor forma de combater o Aedes aegypti. Sem o criadouro, não há como o mosquito se reproduzir e isso tem impacto direto na redução do número de casos, afirmou.

A avaliação leva em conta a incidência de casos confirmados no período que compreende a última semana de março até a última semana de abril. Os dados são preliminares, mas já apontam que o reforço nas ações de enfrentamento ao mosquito está fazendo a diferença no controle da dengue.

Os números analisados ainda não trazem a influência do clima na circulação da doença. A queda nas temperaturas, registrada em todo o Paraná na última semana, deve ter reflexo somente nos próximos boletins epidemiológicos da Secretaria da Saúde.

A chegada do frio contribui bastante para as ações de combate à dengue. Não podemos baixar a guarda. É importante que as pessoas intensifiquem o trabalho de vistoria das casas e quintais em busca de criadouros, recomenda a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.

BOLETIM – Divulgado nesta terça-feira (3), o novo boletim da Secretaria da Saúde informa a ocorrência de 40.470 casos de dengue no Paraná desde agosto do ano passado. São dois mil casos a mais do que no informe anterior. A situação continua preocupante em Paranaguá, que concentra o maior número de casos (14.644) e mortes (24) pela doença no Estado.

Nesta semana, o número de mortes por dengue confirmadas no Paraná também aumentou. Com a confirmação de novos óbitos em Foz do Iguaçu e Cascavel, o Estado já registra 42 mortes no período 2015/2016.

O boletim detalha ainda o comportamento das outras duas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Agora, já são 273 casos de zika vírus e 56 de chikungunya no Estado. Nenhuma morte foi identificada.

Veja a lista dos municípios que atingiram situação de epidemia, mas apresentam tendência de queda nos casos de dengue:
Assaí (não registra mais casos)
Rancho Alegre (não registra mais casos)
Santa Terezinha de Itaipu
Munhoz de Mello (não registra mais casos)
Itambaracá
Porecatu
Sarandi
Jataizinho
Leópolis
Santo Antônio do Paraíso (não registra mais casos)
Colorado (não registra mais casos)
Tapira (não registra mais casos)
Serranópolis do Iguaçu
Bela Vista do Paraíso
Paiçandu
Iguaraçu
Santa Isabel do Ivaí (não registra mais casos)
Centenário do Sul (não registra mais casos)
Londrina
São Sebastião da Amoreira
Nova Aliança do Ivaí (não registra mais casos)
Jardim Olinda (não registra mais casos)
Maringá
Floresta (não registra mais casos)
Florestópolis
Mandaguaçu
Tuneiras do Oeste (não registra mais casos)
Guaraci (não registra mais casos)
Ivatuba
Missal
Cambé
Ubiratã
Terra Roxa
Santa Fé