MARCELO TOLEDO
RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – A intensa procura por vacinas contra a gripe H1N1 fez os estoques de municípios do interior e do litoral de São Paulo acabarem nos últimos dias. Em alguns locais, a vacinação deve ser retomada nesta quarta-feira (4). Segundo o Ministério da Saúde, não há falta de vacina.
Em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), por exemplo, as 54 mil doses disponíveis para vacinação no último sábado (30) acabaram nos postos de saúde e a vacinação será retomada somente nesta quarta-feira (4).
De acordo com a Secretaria da Saúde, foram recebidas mais 49 mil doses -um total de 103 mil nas duas remessas-, ainda insuficientes para atender o público-alvo, de 174 mil. A meta é vacinar 80% desse contingente, o equivalente a 139 mil pessoas.
A perspectiva é de nova alta procura pelos moradores, razão pela qual até um posto volante será instalado provisoriamente no calçadão da região central da cidade.
Em outras cidades da região, como Sertãozinho e Batatais, os lotes enviados também não foram suficientes. Já no Vale do Paraíba, em 13 unidades de saúde de São José dos Campos houve falta de doses nesta segunda-feira (2), de acordo com a prefeitura.
No último sábado, foram aplicadas 51.353 doses da vacina, 79% do total recebido para o início da campanha.
Conforme o governo, é o recorde de imunização na cidade para um único dia. A imunização também foi acima da marca de 2015 em cidades como Piracicaba, que vacinou cerca de 26 mil pessoas agora, ante menos de 10 mil no ano passado.
Em Limeira, sobraram apenas 180 doses da campanha de imunização do último sábado, insuficiente para abrir uma segunda etapa da vacinação. Foram vacinadas 19.473 pessoas.
Com isso, os postos também ficaram sem doses nesta segunda-feira e a vacinação somente foi retomada nesta terça-feira (3).
No litoral, Bertioga retomará a campanha nesta quarta-feira após a suspensão devido à alta procura no último sábado. Foram imunizadas 4.233 pessoas do grupo prioritário.
AVISO
A Secretaria de Estado da Saúde disse que na última semana informou ao Ministério da Saúde que o total de doses de vacina não seriam suficientes para atender a demanda do interior no Dia D, no último sábado (30).
Um novo lote foi enviado no fim da tarde de sexta-feira (29), o que prejudicou a logística de distribuição, ainda conforme o Estado. Duas novas remessas, para atingir as 12,7 milhões de doses necessárias para imunizar o público-alvo, devem ser entregues até a próxima sexta-feira (6).
Já segundo o Ministério da Saúde, não há falta de vacina para imunizar o público prioritário na campanha deste ano. Balanço do ministério divulgado nesta terça-feira (3) aponta que 21,3 milhões de pessoas já foram imunizadas neste ano, 43,6% do público-alvo.
A meta é vacinar ao menos 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas de risco. A campanha prossegue até o próximo dia 20.
De acordo com a pasta, em São Paulo a vacinação atingiu 61,6% de cobertura e, anualmente, o governo federal recebe as vacinas em etapas e, conforme chegam, são distribuídas aos Estados.
MORTES
Segundo o Ministério da Saúde, o país teve 1.571 casos de H1N1 neste ano, com 290 mortes. O Sudeste tem 1.106 casos, dos quais 988 em São Paulo. Santa Catarina (100), Goiás (69), Rio Grande do Sul (53) e Minas Gerais (50) aparecem em seguida.
São Paulo registrou também o maior total de mortes (149), seguido por Santa Catarina (20), Rio de Janeiro (18) e Rio Grande do Sul (18).