Uma pesquisa realizada pela FACIAP, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, mostra que as expectativas de vendas dos comerciantes para o Dia das Mães são positivas. Foram ouvidos 1.657 comerciantes de todas as regiões do Estado do Paraná. A margem de erro da pesquisa é 8% e o nível de confiança é de 95%.

Segundo o levantamento, 71% dos comerciantes estão otimistas para as vendas do dia das mães. E 45% acreditam que venderão mais para a data que no ano passado. Apesar disso, 91% não pretendem contratar funcionários nesse período. Mais um dado divulgado pela Faciap que mostra que o varejo paranaense está reagindo em comparação ao ano passado. E é bom que os empresários estejam percebendo essa mudança, ficando mais otimistas. Mas não significa que estamos entrando em maré mansa. Prova disso é que a contratação de temporários, que nesta época sempre acontece, será baixíssima, afirma Edson Araújo Filho, coordenador da BCF, Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito.

O gasto médio dos clientes, de acordo com 28% dos comerciantes ouvidos, deve ficar entre R$ 81,00 a R$ 110,00. Sobre a forma de pagamento dos consumidores que comprarão presentes para as mães, 54% dos comerciantes esperam que a maioria das vendas seja parcelada no cartão de crédito.

Em relação aos itens procurados pelos consumidores, 35% dos comerciantes entrevistados acreditam que a confecção será o produto mais vendido. E 62% não tem nenhum tipo de promoção programada para a data comemorativa. As redes sociais também apareceram na pesquisa da Faciap: 19% dos comerciantes afirmaram atrair clientes divulgando mercadorias no Facebook.

Na segunda quinzena de maio, a Faciap divulgará uma nova pesquisa, demonstrando se as expectativas dos comerciantes se confirmaram.