As movimentações no mercado de trabalho devido à crise econômica brasileira podem ser encaradas como uma oportunidade para aqueles que estão preparados – ou, ao menos, dispostos a mudar sua realidade. Apostar em mercados externos ou empresas multinacionais dispostas a investir no Brasil é um caminho. Para identificar essas oportunidades nunca foi tão necessário falar o Inglês. Confira seis dicas para utilizar o idioma de forma efetiva na busca por trabalho e negócios.

 

1)      Empreendeu? Busque mercados externos

Uma pesquisa recente do British Council mostra que para 91% dos executivos de 77 países o inglês é o idioma dos negócios. No entanto, não é preciso ser um profissional de alto cargo para pensar em exportação. Empreendedores podem se utilizar da internet para buscar contatos com novos mercados. “Vivemos em uma economia globalizada. Quem empreende pode optar por fornecer seus produtos e serviços para outros países. O Inglês, como idioma global dos negócios, e a internet, como ferramenta de busca por contatos estratégicos, são essenciais nessa estratégia”, afirma Alex Campos, responsável pelas parcerias da Engoo Brasil. “O brasileiro tem criatividade e poder de comunicação elevados. Aqueles que têm fluência no Inglês só ampliam as oportunidades”.

 

2)      Faça networking com as pessoas certas

Ter um perfil em Inglês nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn, ajuda na busca por emprego ou oportunidades de trabalho. “Mais do que ter um perfil traduzido nessas plataformas, é importante saber usar seu poder de networking. Quem se expressa bem em inglês pode participar de grupos de discussão e se conectar com profissionais de todo o mundo. Isso aumenta as chances de ser convidado para um processo seletivo”, argumenta Campos.

Outras mídias sociais, como o Google+ e o Facebook, contam com grupos de discussão e páginas em Inglês em que é possível fazer networking e despertar o interesse por profissionais qualificados e que se comunicam bem.

 

3)      Use o Inglês para buscar emprego fora do país

Para aqueles dispostos a deixar o país, a boa comunicação em Inglês permite encontrar e aplicar para ofertas de emprego no exterior. As mídias sociais também estão repletas de ofertas de trabalho pelo mundo. A dica é buscar por termos em Inglês referentes ao setor de atuação, como por exemplo “Engineer” e “Sales” quando as áreas forem engenharia e vendas.

Para aqueles que querem ampliar horizontes no atual trabalho, Campos recomenda pensar na fluência em Inglês como um diferencial para promoção. O profissional talvez não utilize o idioma em sua totalidade em um primeiro momento, mas com o tempo poderão surgir oportunidades interessantes, como por exemplo uma viagem internacional ou uma posição de liderança em outro país. Nesse caso, o inglês ajudará a dar um passo a mais na carreira.

 

4)      Como ganhar fluência em Inglês

A oferta de cursos de Inglês está cada vez mais acessível e se capacitar no formato a distância (EaD) é uma alternativa que oferece mais flexibilidade de horário e professores qualificados em diversos pontos do globo. A Engoo conta com professores de diversos países, proporcionando uma experiência multicultural, visto que o aluno pode ter contato com sotaques e pronúncias diferentes, além de fazer o seu próprio horário garantindo uma maior dedicação, explica Alex Campos, responsável pelas parcerias da empresa.

Em uma entrevista de emprego, dizer que está fazendo um curso de inglês ou que já tenha concluído, não agrega muito valor ao seu currículo. Alex Campos diz que o mais importante é dizer o que você é capaz de fazer com o que aprendeu, como ‘sou capaz de ler ou escrever e-mails e documentos’, ‘atendo e efetuo ligações para estrangeiros’, ‘tenho confiança em participar de reuniões em inglês’. São detalhes que podem fazer toda a diferença.

 

5)      Procure obter certificado internacional

É importante também dizer que, para as empresas no exterior, os certificados de escolas brasileiras têm menor relevância. Opte pelos certificados internacionais, como TOEFL ou IELTS.

 

6)      Vá preparado para a entrevista

Se preparar e estar seguro antes de qualquer entrevista de emprego é fundamental. Mas em uma entrevista onde o inglês será testado, a preparação deve ser maior. É importante praticar com alguém, preferencialmente um tutor profissional, antes de participar de uma entrevista, explica Campos.

 

 

Sobre a Engoo

A Engoo é uma plataforma de ensino de inglês online com aulas particulares 24h por dia e professores de diversas partes do mundo. A plataforma é inovadora na proposta semi imersiva, com aulas de 25 minutos, todos os dias, que se adaptam às rotinas de seus alunos, além de proporcionar experiências multiculturais.

São cerca de 30 mil alunos pelo mundo e 3.500 professores de mais de 55 países lecionando seguindo a metodologia Engoo. A escola de origem japonesa está presente em 13 países e atua no Brasil desde o final de 2015.