RICARDO GALLO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um Airbus A320 teve que interromper a decolagem depois de um dos motores ter sido atingido por um pássaro no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), na manhã desta quarta-feira (4).
O problema ocorreu com o voo 6070 (Congonhas-Galeão), que deveria ter saído às 7h20. Segundo uma passageira, um estrondo foi ouvido próximo a um dos motores quando o avião ganhava velocidade para decolar.
O comandante, então, freou a aeronave. Os passageiros desembarcaram em uma pista de taxiamento e foram realocados em outros voos.
Em nota, a Avianca informou que os passageiros receberam assistência. “A Avianca Brasil lamenta pelo desconforto, mas esclarece que preza, acima de tudo, pela segurança de seus clientes e colaboradores”, disse a empresa.
OUTROS CASOS
Na semana passada, dois voos, um da Gol e um da TAM, tiveram que voltar ao aeroporto de Guarulhos depois de terem sido atingidos por pássaros.
A Aeronáutica registrou 1.495 colisões de aviões contra pássaros em 2014, último dado disponível. Em 2013 foram 1.625.
O caso mais emblemático de colisão com pássaros no mundo se deu em 15 de janeiro de 2009, quando um Airbus A320 da US Airways foi atingido também depois da decolar, em La Guardia (Nova York). Sem potência nos dois motores, o avião perdeu altitude e o piloto decidiu pousar no rio Hudson. Ninguém se feriu.